Debates são destaque na 13ª Conferência Municipal do Recife

Cerca de 200 delegados/as participaram no último sábado (28) da 13ª Conferência Municipal do PCdoB do Recife, que debateu as teses do 13º Congresso Nacional do partido e elegeu a nova direção do comitê municipal.

 

Fotos: Inamara Mélo, Jocimar Gonçalves e Vânia Albuquerque

Além dos/as delegados/as, estiveram no auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco, no Centro da cidade, dirigentes estaduais, como o presidente do Comitê de Pernambuco, Alanir Cardoso; e nacional, representados pela deputada Luciana Santos, vice-presidente nacional da legenda; o presidente da UJS, André Tokarski, bem como Manuela Braga, presidente nacional da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes). O encontro se estendeu até às 19h.

A conferência teve início com a leitura e aprovação do Regimento Interno, eleição da Mesa Diretora e da Comissão Eleitoral. Em seguida, o presidente da direção cessante, Luciano Siqueira, vice-prefeito do Recife, saudou os presentes, destacando duas questões: a primeira, tratando da importância do debate das teses do 13º Congresso Nacional para a militância e para o partido do Recife; e a outra sublinhando alguns elementos que estão na base das duas teses.

Ele chamou atenção ainda para o fato de que nas assembleias de base a direção do partido procurou subsidiar os militantes para melhor compreenderem o conteúdo das teses (leia íntegra do discurso aqui no site).

A análise do conteúdo das teses ficou por conta de André Tokarski., que destacou a importância das reformas estruturais e da presença dos comunistas em diversas frentes, entre elas a sindical, estudantil e dos movimentos sociais (leia íntegra do pronunciamento neste site).


Na tribuna, André Tokarski analisa as teses do 13º Congresso Nacional do PCdoB

O presidente estadual do PCdoB, Alanir Cardoso; a deputada Luciana Santos; a futura presidenta eleita do Comitê municipal, Antonieta Trindade; e a presidenta nacional da Ubes, Manuela Braga, também discursaram (íntegras dos discursos serão publicados durante a semana).

Debate e eleição

Aberto o debate, diversos camaradas ocuparam a tribuna, entre eles, o vereador Almir Fernando; Alexandre Falbo; Paulo Dantas; o presidente do Sinpro-PE, Jackson Bezerra; o presidente da Adufepe, José Luis Simões; a presidenta do Clube de Mulheres Motociclistas, Valdete; Cida Pedrosa, secretária de Meio Ambiente do Recife; Heleno Santos, da CTB-PE; Anne cabral; Audisio Costa e Irene Freire, representando a Frente LGBT do partido.



Vereador Almir Fernando destacou os avanços dos governos Lula e Dilma

Ainda na tribuna: o secretário de formação da UJS-PE, Nilson Vellazquez; Zélito Passavante; Valéria Silva, da CTB-PE; Marcos Antônio, da UFPE; Augusto Semente; Marcelino Granja, secretário estadual de Ciência e Tecnologia e dirigente do partido em Pernambuco; Inamara Mélo, jornalista e secretária de Comunicação do PCdoB do Recife e Zezinho, um dos mais antigos militantes do partido no Estado.

O processo eleitoral transcorreu dentro das normas do Regimento aprovadas pelos delegados/as, resultando na eleição dos 41 membros do novo Comitê Municipal do Recife e de 30 titulares e dez suplentes à 18ª Conferência Estadual do PCdoB de Pernambuco, que acontece nos dias 12 e 13 de outubro próximo, observando-se na composição dos dois grupos o percentual de 30% de mulheres, percentual que chegou a ser superado na composição do novo comitê.

Confira no link abaixo a composição do novo Comitê Municipal do Recife

http://pcdobrecife.com.br/site/index.php/component/content/article/12-rotativo/7094-comite-municipal-do-pcdob-do-recife-tem-novo-corpo-de-dirigentes

Audicéa Rodrigues
Do Recife