Presidenta Dilma Rousseff agiu na abertura da 68ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas como brasileira, como uma grande estadista. E brasileira que orgulha os seus compatriotas. Olhando no olho do presidente norte-americano Barack Obama, ela denunciou ao mundo mais um dos intermináveis crimes do império do Norte.
Continua atual como nunca a máxima de Malcolm X sobre a velha mídia conservadora, venal e golpista: “Se você não for cuidadoso, a imprensa fará você odiar os oprimidos, e amar os opressores”. E nós completamos: Muito cuidado para não confundir a opinião pública com a opinião publicada.
Quem se dispuser a consultar na história os males causados pelo imperialismo norte-americano verá que dificilmente encontrará um dia no ano em que não haja uma agressão, direta ou indireta, a um país soberano.
A indústria bélica norte-americana, a mais poderosa do mundo, se alimenta de guerra. É ela que financia os candidatos a presidente da república daquele país e o eleito se compromete a fomentar conflitos armados e guerras em todo o mundo.Se não o fizer sofre sérias consequências.
As manifestações de junho último que tomaram as ruas de todas as capitais e grandes cidades brasileiras levaram o governo da presidenta Dilma Rousseff a decretar, através de Medida Provisória, o programa Mais Médicos. Atualmente, dos 5565 municípios brasileiros, mais de 1500 nunca viram um médico sequer, mas agora, com o Mais Médicos, vão poder dar atenção básica de saúde aos seus moradores.
Com complexo de vaca, o tucanato caminha célere para o brejo. Pelo menos no curto ou médio prazo o desesperado desejo de retornar ao poder central para entregar o que sobrou do patrimônio público não passa de um sonho. Nem mesmo a velha mídia conservadora, venal e golpista, toda ela tucana – sendo a maioria serrista – conseguiu manter a blindagem para encobrir a roubalheira dos que se apresentavam como vestais da moral e da ética.
Depois de uma pausa, as ruas do País, em especial as de São Paulo, devem ter de volta na tarde de hoje as grandes manifestações que empolgaram a Nação no mês de junho último.
O físico e matemático inglês Isaac Newton mostrou ao mundo em 1687 as suas famosas leis. A terceira dizia que a cada ação corresponde uma reação igual e de sentido contrário. No campo esoterismo isso se chama de lei da causa e efeito, ou seja, quem com o ferro fere com ferro será ferido.
É cada vez mais caótica a situação da saúde pública no Brasil. Como é de todos sabido, os recursos do Orçamento da União para o setor são insuficientes para atender com o mínimo de dignidade a maioria dos brasileiros. É também por todos sabido que a saúde é dever do Estado e direito do cidadão, conforme reza a Constituição Cidadã de 1988.
Como historicamente acontece desde que o Brasil é Brasil, as elites econômicas sempre tiveram grande desprezo pelo povo. Hoje essas carcomidas elites são defendidas e representadas pela oposição conservadora de direita – PSDB, DEMO e PPS.
As massivas manifestações de protestos que tomaram as ruas do País nas duas últimas semana apontam para o despertar na consciência coletiva a necessidade de mudanças estruturais inadiáveis. No primeiro momento, a velha mídia conservadora, venal e golpista, com a Rede Globo à frente, tratou de criminalizar a justa e oportuna manifestação em favor da redução da tarifa dos transportes públicos na capital paulista.
Sempre que um crime é cometido por um menor de idade, especialmente se for com requinte de perversidade, logo setores minoritários da sociedade retornam à cantilena da redução da maioridade penal para 16 anos.