A vitória política exige frentes amplas, mobilização popular e diálogo direto, desafios essenciais para as forças progressistas rumo a 2026.
O mercado financeiro intensifica as críticas ao governo Lula, enquanto as forças progressistas destacam avanços e defendem maior controle estatal sobre a economia.
“O discurso anti-establishment é uma componente do fascismo. Retorna nessa terceira década do século 21 com a mesma essência, embora a roupagem possa ter traços peculiares de agora”
A análise do episódio eleitoral revela desafios institucionais, desigualdades e necessidade de fortalecer vínculos populares e a luta coletiva militante
“Não será demais afirmar que o novo mandato de Donald Trump reforçará a curva decadente do império norte-americano”
As eleições nos EUA refletem a crise do sistema e a ascensão do neofascismo, enquanto forças progressistas buscam alternativas para transformar uma sociedade global
“Seja a emergente questão ambiental, sejam alternativas de desenvolvimento econômico no território da cidade e tantos outros temas correlatos”
“É preciso reconhecer corajosamente que as forças à esquerda e democráticas em nosso país atravessam uma fase de imensas dificuldades teóricas, políticas e práticas”
As praças continuam necessárias. Quando restauradas, logo crianças ocupam os brinquedos, adultos se entregam ao tabuleiro de damas ou de dominó. É uma festa na boquinha da noite.
É preciso completar o mapa com o desenlace do segundo turno em 15 capitais e um monte de cidades de porte grande e médio
Forças conservadoras devem dominar as eleições municipais, impulsionadas por emendas parlamentares e um debate limitado, enquanto o campo progressista enfrenta desafios estruturais.
A reunião de Lula com agências de risco em Nova York levanta questionamentos sobre a necessidade de dialogar com instituições focadas nos interesses do capital financeiro global