Roni Barbosa reeleito na CUT-PR

10º Congresso da CUT-PR que encerrou-se no último dia 30 de abril em Praia de Leste definiu seu novo presidente.

O petroleiro Roni Anderson Barbosa, da corrente interna da CUT Articulação Sindical (ArtSind), foi reeleito presidente da Central no Paraná para o triênio 2006 – 2009, domingo (30), no encerramento do 10º Congresso Estadual da CUT, promovido de 28 a 30 de abril, em Praia de Leste. O resultado foi anunciado após um dia intenso de trabalho, onde foram lidas, defendidas e votadas as resoluções retiradas dos dez grupos de trabalho, que analisaram os textos base das direções nacional e estadual da CUT no sábado (29).

Duas chapas se inscreveram para disputar a direção da Central no Estado, a Chapa 1 (ArtSind/CSC/O Trabalho), que recebeu 179 votos dos congressistas, e a Chapa 2 (CSD), com 122 votos. Como o pleito foi concorrido, o Estatuto da Central prevê uma composição das forças para preencher o quadro de secretarias da entidade. A ArtSind ficou com sete cargos na direção executiva, nove na estadual e duas vagas no Conselho Fiscal. Já a chapa da CSD obteve quatro cargos na executiva, seis na direção estadual e um no Conselho Fiscal.
A CSC garantiu uma vaga na diretoria com o companheiro Jefferson Tramontini (Bancários/Curitiba).

Para eleição dos 14 delegados do Paraná ao Congresso Nacional da CUT (CONCUT), que será realizado de 6 a 9 de junho, em São Paulo, foi feita uma composição das forças políticas, nas quais a ArtSind, a CSD e O Trabalho conquistaram vagas ao CONCUT.  Nesta listagem a CSC possui um suplente, Adriano Lima (Sinpaf/Embrapa/Londrina).