Museu do Ipiranga prorroga entrada grátis até 30 de dezembro

A procura por ingressos gratuitos foi tanta, que a instituição decidiu estender a visitação de graça; veja como conseguir ingressos

Fachada restaurada do Museu do Ipiranga | Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Devido à alta procura por ingressos gratuitos para visitar o Museu do Ipiranga, que esgotam rapidamente, a instituição decidiu estender a visitação de graça até o dia 30 de dezembro. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (28), pela assessoria do local. No início, logo após a reinauguração, o anúncio era de que a gratuidade ficaria somente até novembro.

O local funciona de terça-feira a domingo, das 11 às 17. Os bilhetes são disponibilizados na plataforma Sympla, toda sexta-feira, a partir das 10 horas. O uso de máscara é obrigatório.

Reabertura e reforma

Reaberto em setembro deste ano depois de quase dez anos fechado, o museu foi expandido e possui o dobro do tamanho (cerca de 6000m², mais uma área subterrânea e capacidade para receber até 11 exposições simultâneas, contemplando cerca de 3,5 mil itens do acervo, que no total tem 450 mil itens e documentos. Futuramente o local pretende receber mostras temporárias.

Ainda foram feitas modificações que tornam todos os pavimentos do edifício acessíveis. As exposições agora contam com telas e maquetes táteis, recursos olfativos, reproduções visuais e outras adaptações que visam promover e aumentar a acessibilidade.

Na nova definição de museu os conceitos de acessibilidade e de inclusão foram incorporados. Ao lado, reprodução da obra ‘Independência ou morte!’ | Foto: Sesc/SP

O prédio ganhou ainda a instalação de vidros de baixa transmitância, que retêm o calor do sol e mantêm a temperatura ambiente para melhor conservação do acervo. A iluminação é controlada via sistema de automação com lâmpadas led, que gastam menos energia e emitem menos calor. Outra ação ecológica foi o sistema híbrido para a circulação de ar, que inclui aparelhos de ar-condicionado apenas na expansão do edifício – também preservando a integridade da construção histórica.

O Jardim Francês do Museu, localizado em frente ao Edifício Monumento, também foi restaurado. A obra incluiu reforma paisagística e de toda a área construída. A antiga administração foi renovada dando lugar a um restaurante. Também foram feitos reparos e modernização na iluminação pública, na requalificação das vias de acesso, que também contam com equipamentos de acessibilidade, e a reativação da fonte central e recuperação de duas fontes presentes no projeto original do jardim, destruídas na década de 70.

Patrimônio histórico

Tombado pelo Patrimônio Histórico municipal, estadual e federal, o edifício foi construído entre 1885 e 1890 e fica dentro do complexo do Parque da Independência. Configurado originalmente como um monumento à Independência, tornou-se, em 1895, a sede do Museu do Estado, criado 2 anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país.

Agenda

Neste sábado (3) e domingo (4), às 16 horas, o auditório do museu receberá o espetáculo A Música da Independência, incluindo a estreia moderna de uma peça recém-descoberta de autoria de D. Pedro I, a Missa et Adjuva nos Domine, e obras de outros autores do século 19, como Marcos Portugal. A entrada é franca e serão distribuídas no local uma hora antes do início das apresentações.

Serviço

Onde: Rua dos Patriotas, 20 – Ipiranga, São Paulo/SP
Quando: de terça a domingo, das 11 às 17 horas
Quanto: de graça até 30 de dezembro de 2022
Ingressos disponíveis aqui.
https://museudoipiranga.org.br/

__
com informações de agências

Autor