Pedidos de seguro-desemprego caem nos EUA

Os pedidos de subsídio por desemprego diminuíram nos Estados Unidos pela segunda semana consecutiva, o que foi visto nesta quinta-feira (28) pelo Departamento do Trabalho como fortalecimento do mercado trabalhista.

Desemprego nos EUA - Construction Digital

Tais solicitações baixaram para 298 mil na semana encerrada em 23 de agosto, enquanto a média das últimas quatro semanas baixou 1.250 pedidos, a partir de 299.750.

"Os dados reportados traduzem-se em um sólido incremento de postos trabalhistas e em uma economia que cresce acima de seu potencial", assegurou o Departamento do Trabalho estadunidense.

O crescimento do emprego tem superado 200.000 postos por seis meses consecutivos, uma alta vista pela última vez em 1997, enquanto a economia expandiu-se a um ritmo anual de 4,2% no segundo trimestre.

No entanto, 2,53 milhões de pessoas ainda recebem o auxílio na semana que terminou em 16 de agosto, o que indica uma taxa de desemprego ainda preocupante de 6,2% em julho.

Quanto ao desempenho econômico, o Departamento de Comércio confirmou que a expansão de 4,2% do Produto Interno Bruto no segundo trimestre, superior ao 2,1 do anterior, foi mais impulsionado pela demanda doméstica e menos pelo reabastecimiento de inventários das empresas.

As estimativas para o período julho-agosto-setembro situam-se em um 3,6%.

Fonte: Prensa Latina