Desemprego em agosto é o menor para o mês desde 2002

A taxa de desemprego em agosto permaneceu estável na comparação com julho, em seis regiões metropolitanas do país, ficando em 5,3%. O índice é 0,1 ponto percentual acima do mês anterior.

Os números fazem parte da Pesquisa Mensal de Emprego, divulgada hoje (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Aproximadamente 1,3 milhão de pessoas estavam desocupadas em agosto, mesmo número de julho. Houve queda de 10,6% na comparação com agosto de 2011 (menos 153 mil pessoas). O salário médio dos trabalhadores ficou em R$ 1.758,10, aumento de 1,9% em relação a julho.

A população ocupada atingiu 23 milhões para o conjunto das seis regiões, assinalando variação de 0,7% frente ao mês de julho. Segundo o IBGE, o número de trabalhadores com carteira de trabalho assinada no setor privado, em agosto deste ano, foi de 11,4 milhões no acumulado das regiões pesquisadas. Aumentou em 356 mil o número de postos de trabalho com carteira assinada em um ano.

No confronto com agosto de 2011, a taxa recuou em Salvador (2,5 pontos percentuais) e Porto Alegre (1,7 ponto percentual). Nas demais regiões o quadro foi de estabilidade.

Rendimento e nível de ocupação

O rendimento médio real habitual dos trabalhadores aumentou 1,9% em relação a julho, ficando em R$ 1.758,10. Na análise regional, a maior alta foi registrada em Recife (5,2%). Ainda de acordo com a pesquisa, o nível da ocupação foi estimado em 54% em agosto.

A pesquisa de emprego é realizada nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

Fonte: Agência Brasil