Cristo Redentor é finalista em disputa de “sete maravilhas”
O Cristo Redentor é um dos 21 finalistas que concorrem a um lugar na nova lista das sete maravilhas do mundo. A estátua e outros 20 monumentos ou lugares foram selecionados por especialistas entre 200 candidatos indicados pelo público.
Publicado 17/10/2006 16:08
A votação está sendo organizada por uma fundação suíça sem fins lucrativos chamada New7Wonders, especializada em preservação, restauração e promoção de monumentos, e o resultado será anunciado no dia sete de julho de 2007.
Entre os concorrentes do Cristo Redentor estão a Acrópole de Atenas, a Estátua da Liberdade, de Nova York, o Coliseu, de Roma, as pedras de Stonehenge, na Grã-Bretanha, e a última das sete maravilhas originais ainda existente, as Pirâmides de Giza, no Cairo.
A estátua do Cristo Redentor, que na semana passada fez 75 anos, fica no topo do morro do Corcovado, no Rio de Janeiro, e tem 30 metros de altura. O monumento foi inaugurado em 1931, depois de cerca de cinco anos de obras, e hoje é um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil.
A primeira referência às sete maravilhas do mundo antigo é geralmente atribuída ao poeta e escritor grego Antípatro de Sídon, que descreveu as maravilhas em um poema no século 2 a.C.
As maravilhas eram Jardins Suspensos da Babilônia, a Estátua de Zeus em Olímpia, o Templo de Artemis em Éfeso, o Colosso de Rodes, o Mausoléu de Halicarnasso, o Farol de Alexandria e as Pirâmides de Giza.
Quem quiser participar da votação pode obter informações no site www.new7wonders.com. A New7wonders já registrou cerca de 20 milhões de votos para as 21 maravilhas finalistas.
Veja a lista de concorrentes:
Acrópole de Atenas (Grécia)
Alhambra de Granada (Espanha)
Angkor Wat (Camboja)
Pirâmide de Chichen Itzá (México)
Cristo Redentor (Rio de Janeiro)
Coliseu de Roma (Itália)
Estátuas da Ilha de Páscoa (Chile)
Torre Eiffel (França)
Grande Muralha (China)
Basílica de Santa Sofia em Istambul (Turquia)
Templo de Kiyomishu em Kyoto (Japão)
Catedral de São Basílio (Moscou)
Machu Pichu (Peru)
Castelo Neuschwanstein (Alemanha)
Petra (Jordânia)
Pirâmides de Giza (Egito)
Estátua da Liberdade de Nova York (EUA)
Stonehenge (Grã-Bretanha)
Ópera de Sydney (Austrália)
Taj Mahal (Índia)
Timbuctu (Mali)