Ciência e tecnologia quer aumentar número de profissionais

Contribuir para o crescimento do mercado de trabalho é a razão maior da realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, afirmou nesta segunda-feira (16), no Rio de Janeiro, o ministro Sergio Rezende, ressaltando a necessidade que o País tem de a

Segundo o ministro da Ciência e Tecnologia, atualmente o Brasil deveria contar com 600 mil trabalhadores nesse setor, mas tem somente 60 mil. “A atividade é recente, teve início nos anos 1940, mas hoje já se configura num mercado em expansão; as empresas estão investindo mais em pesquisas, e, com o crescimento do País, a necessidade de pessoal para o setor será cada vez maior”, afirmou.


 


A exemplo do que acontece em outras cidades brasileiras, a terceira edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Distrito Federal, foi montada, em uma local de grande circulação da população, ao lado da Rodoviária do Plano Piloto. Nos dois anos anteriores, ela aconteceu no campus da Universidade de Brasília (UnB).


 


“Essa mudança foi para democratizar ainda mais o acesso do público e cumprir o nosso objetivo maior, que é a difusão e a divulgação da ciência e da tecnologia”, explica Monica Menkes, coordenadora do evento em Brasília.


 


O primeiro dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia mudou a paisagem da Esplanada dos Ministérios. Uma grande estrutura montada com diversas tendas brancas oferece ao público uma programação variada, que vai desde essa segunda-feira até o dia 23.


 


Desde as primeiras horas da manhã, turmas de crianças dos ensinos fundamental e médio, chegam de diversas escolas do Distrito Federal e cidades satélites para participar das atividades. Exposições, peças de teatro, espetáculos musicais, laboratórios móveis, são algumas das opções oferecidas ao público por cerca de 40 instituições de pesquisa e ensino.


 


O professor Divino Marcos Cardoso, do Centro de Ensino Fundamental 404 da cidade de Samambaia, que trouxe 70 alunos para o evento, era só entusiasmo: Tudo isto aqui é muito interessante e necessário para uma melhor formação das crianças como cidadãos. Aprendemos tanto aqui, que deveria acontecer várias semanas como esta ao longo do ano.


 


Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia