Geração de 5,4 mi de empregos formais surpreende especialistas

Reportagem publicada hoje (17) pelo jornal o Estado de São Paulo, divulga os mais recentes dados extraídos do relatório da Secretaria de Assuntos Econômicos, do BNDES, sobre o aumento de emprego com carteira assinada no período de 2001 a 2005.

A matéria destaca a aceleração do ritmo de crescimento comparando os anos de 1996 a 1999. Neste período, os dados mostram uma redução de 1 milhão de empregos formais, enquanto de 2000 a 2005 as contratações superaram a casa dos 5 milhões.




Segundo a matéria, o Brasil passa por uma mudança estrutural que não estava nas previsões dos especialistas.


 


 


“Houve uma reversão de tendência que de certo modo, ainda é enigmática e misteriosa”, afirmou o economista Marcelo Néri, chefe do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas.


 


 


 


Ele afirma ainda que também seja possível que as empresas estejam percebendo o atual ciclo de crescimento econômico como mais sustentável.


 


 


O relatório do BNDES destaca que a virada do emprego formal foi em grande parte puxada pela indústria, principalmente nas grandes metrópoles, consideradas como áreas mais problemáticas com a combinação de desemprego, degradação e criminalidade.


 


Fonte: Portal PT-SP