O golpe de estado que provocou a renúncia do governo de Evo Morales aumentou a tensão nas ruas da Bolívia. Em El Alto, uma manifestação com milhares de trabalhadores anunciou a resistência popular e a exigência do imediato afastamento do líder golpista Luis Camacho. Ao mesmo a repressão aumentou, resultou em dezenas de feridos e já há registro de mortos. Enquanto isso, o ex-presidente fez um chamdo à paz e protestou contra a repressão.
A cientista política e especialista em relações internacionais, Ana Maria Prestes analisa a crise no Equador e seus prováveis desdobramentos. Ela destaca a grande mobilização social, em especial dos indígenas, que têm se destacado nas lutas sociais e políticas do país. Para ela, há uma resistência popular à restauração conservadora na América Latina, encabeçada no Equador pelo presidente Lenin Moreno, que traiu os compromissos assumidos em sua eleição.
Acompanhe a íntegra da análise:
Durante a Festa do L’Humanité, o maior festival político e cultural da França, o Portal Vermelho entrevistou Silvia Capanema, historiadora, professora universitária em Paris, naturalizada francesa. Filiada ao Partido Comunista Francês (PCF) e moradora da cidade Saint Denis, ao norte da capital. Silvia foi eleita conselheira departametal, em um cargo parlamentar equivalente ao intermediário entre vereadora e deputada estadual.
O Portal Vermelho esteve presente e cobriu o festival realizado pelo Partido Comunista Francês (PCF) e que reúne toda a esquerda europeia e movimentos populares de diversos países. Este ano o Brasil teve um grande destaque no evento. Assista ao vídeo e conheça um pouco da "Feté" e da participação brasileira na edição de 2019.
Durante a Festa do Avante 2019, em Portugal, representantes de vários países enviaram uma mensagem para os brasileiros e brasileiras que estão na luta em defesa da democracia, dos direitos sociais e do Brasil.
O programa de TV da chapa Haddad, presidente, Manuela vice, exibe nesta quinta-feira trechos da carta do ex-presidente Lula indicando a chapa que o substitui na disputa presidencial. Na carta Lula afirma: “quero pedir, de coração, a todos que votariam em mim, que votem no companheiro Fernando Haddad para presidente da República”. A carta é interpretada por diversas pessoas do povo ao longo do programa e Haddad afirma que “é hora de ir pra rua de cabeça erguida para ganhar a eleição”.
Cerca de 5 mil militantes de movimentos populares chegaram nesta terça-feira (14) em Brasília. É a Marcha Nacional Lula Livre, formada por três colunas que iniciaram a caminhada no dia 10 de agosto. Terra, trabalho, moradia e a mobilização pelo registro da candidatura do ex-presidente Lula são as bandeiras dos manifestantes.
Rio Branco, é a capital do Acre, extremo norte brasileiro, e é lá que encontramos o Parque Capitão Ciríaco, um seringal no centro da cidade.
João Batista Lemos, metalúrgico e presidente do PCdoB-RJ, fala sobre sua atuação ao lado de Lula nas lutas dos trabalhadores de São Bernardo do Campo. Para ele, Lula é uma liderança forjada na luta e conhece bem o sentimento do povo brasileiro. Batista defende uma grande mobilização pela liberdade do ex-presidente, que é também lutar pela democracia no Brasil.
A ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Delaíde Miranda Arantes definiu como "marcante" os 10 anos de existência da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) comemorados nesta terça-feira (12). Em vídeo especial, outras personalidades nacionais como Luciana Santos, presidenta do PCdoB; Gleisi Hofmann, Presidenta do PT e os senadores Roberto Requião (PMDB-PR) e João Capiperibe (PSB-AP), entre outros, reafirmaram o compromisso da CTB com a classe trabalhadora.
A Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (Fitmetal) realiza neste momento em Recife (PE) mais uma etapa do ciclo de debates "Indústria e Desenvolvimento". Acompanhe abaixo o debate AO VIVO.
André Pasti, integrante do coletivo Intervozes e coordenador da pesquisa “Os donos da mídia”, visitou a redação do Portal Vermelho, nesta segunda-feira (13), para falar sobre o estudo que mapeou os veículos de maior audiência e os grupos que os controlam.