Encontro de Produção Cultural do PCdoB debate políticas públicas
Tive honra e o prazer de participar do 1º Encontro de produção Cultural do PC do B em São […]
Publicado 19/07/2013 17:39

Fui representando a UBM, mas também como Ponto de Cultura e militante na representação da rede Catarinense na Comissão Nacional dos Pontos de Cultura. também na tentativa e na ousadia de reproduzir, ou incentivar, o debate sobre cultura e políticas públicas de cultura em Santa Catarina.
Os objetivos deste encontro foram o de melhorar a articulação e formulação política do partido para área cultural; nortear nossa atividade nas gestões municipais e estaduais e orientar a participação da frente cultural no processo do Congresso Nacional do PCdoB.
O Público convidado foi entre outros, militantes dos coletivos de cultura; responsáveis partidários pela área cultural; integrantes de conselhos de cultura; gestores nas áreas federal, estadual e municipal; artistas; produtores culturais; professores; pesquisadores; diretores da Fundação Maurício Grabois nos estados; dirigente de entidades como a UNE, UBES, CTB, CONAM, UNEGRO, UBM E UJS; intelectuais, jornalistas e artistas interessados em conhecer nossa atividade cultural/partidária.
A mesa de Abertura foi sobre “Cultura e Política, ideias para um projeto nacional”. O debate contou com a presença dos seguintes palestrantes: Prof. Celso Frederico (Escola de Comunicações e Artes da USP) e Jorge Mautner (compositor, cantor, poeta e escritor). Coordenação: Adalberto Monteiro (presidente da FMG), Javier Alfaya (Coletivo Nacional e Diretor de Cultura da FMG) e Tininha Petta (Coletivo Nacional, São Paulo).
A segunda mesa foi sobre “o Balanço da política cultural e os desafios atuais: marcas da gestão do PCdoB” e as propostas. Nesse momento os palestrantes foram: Juana Nunes (Diretoria de Educação e Comunicação para a Cultura do MINC); Altamiro Borges (Instituto Barão de Itararé, mídia democrática); Marlene Alves (Secretaria de Cultura de Campina Grande); Alexandre Santini (Pontos de Cultura), Rosana Alcântara (diretora da ANCINE), representação da UNE, Instituto CUCA UNE.
E a mesa de encerramento foi sobre a “Conferencia Nacional de Cultura, atuação nas entidades e organizações sociais, articulação partidária, coletivo nacional e local e o Congresso do PC do B”, e como palestrantes, Javier Alfaya (Coletivo Nacional); e a Presidenta da CONAM
Foi um debate rico sobre a situação da cultura no Brasil, sobre políticas públicas para a cultura e o plano nacional de cultura, debate sobre a conferência nacional e as manifestações de junho.
O grande desafio para Santa Catarina entre outros são: o mapeamento dos comunistas que atuam na área da Cultura no estado, criar o nosso coletivo de cultura, participar da Conferencia Estadual que está marcada para 02 3 03 de setembro de 2013 e a Nacional que está marcada para os dias 26 a 29 de novembro em Brasília, Incentivar a criação de novos pontos de cultura nos municípios, participar dos fóruns e conselhos municipais de cultura. Lutar para que o programa mais cultura e cultura viva continue funcionando com a mesma intensidade para qual ele foi criado.
Saudações culturais!
Coordenadora do Ponto de Cultura Uma Ilha Se Olha
Representante da Rede de Pontos de Cultura de SC na Comissão Nacional de Pontos de Cultura.