“Filho, Olga Benário escreveu uma carta para sua filha, como despedida da sua morte anunciada”
As escolas são pólos privilegiados de difusão da cultura e instrumento imprescindível para se contrapor à “cultura do mercado”
“O acesso às leituras, às literaturas e aos livros contribuem para capacidade de ampliar a visão social de mundo das educandas e educadoras (educandos e educadores também).”
“Entre tantas coisas que vão surgindo, o sonho ainda continua aceso, com faiscas de tortura e resistência.”
“Escrevo como um exercício de presença, como se a cada instante estivesse mais próximo da despedida, racionalmente é essa a composição do tempo”
A política de Estado e a gestão da Educação estão em disputa, a própria Escola de Tempo Integral e d(r)eforma do Ensino Médio são frutos de concepções pedagógicas em conflito com os interesses da classe trabalhadora.
“Nunca fui boa de briga, mas em casa, as tapas eram constantes. Os gritos, os choros e o sangue se faziam mais triviais que o arroz e o feijão”
A cultura, como eixo transversal, deve liderar uma política pública comprometida com a justiça social e a democracia descentralizando recursos e promovendo a diversidade
“O ônibus segue viagem, mas circular os mesmos caminhos. Ando só. Já não tenho notícias do desembarque”
Uma jornada rumo à democratização cultural e à inclusão de vozes historicamente silenciadas na construção de uma sociedade mais justa
“Você tentou ser feliz, mas a felicidade não é uma permanência, mas uma tentativa, continua tentando.”
Uma abordagem revolucionária para a democratização cultural e a emancipação humana através das artes