Produtividade em alta
Toda vez que há ganhos reais de salários aparecem os espíritos de porco para dizer que estes aumentos causarão inflação. É como se, para eles, o trabalhador tivesse que andar constantemente com um sapato de ferro nos pés.
Publicado 21/12/2007 20:05
O atual ciclo de crescimento econômico do Brasil vem contrariando estas aves de mau agouro porque há aumento de emprego, há aumento de produção e não há crescimento da inflação. Mágica? Nem um pouco.
O que pressiona os preços para cima, causando inflação, é a sobrecarga sobre a capacidade instalada de produção se esta bate no teto de sua possibilidade. Como o crescimento que vem acontecendo tem sido puxado pelo consumo interno e pela compra e produção de máquinas, a capacidade instalada tem se mantido instável, sem pesar adicionalmente sobre os custos.
Além disto, como informa o IBGE, a produtividade da indústria de transformação (que baliza a produtividade da economia como um todo) vem crescendo constantemente: 2,1% em 2005, 2,5% em 2006 e 4,2% em 2007 (de janeiro a outubro). Há uma expectativa de manutenção desta conjuntura positiva porque o consumo interno de máquinas e equipamentos cresceu 24,6% no terceiro trimestre deste ano.
As duas coisas combinadas, a estabilidade de utilização da capacidade instalada e a produtividade (com emprego) em alta têm garantido os ganhos reais de salários sem pressões inflacionárias.
Um bom 2008 para quem trabalha. Um ótimo para 2008 para quem luta!