A causa e o Governo
Já se disse que: a justeza da causa determina o direito da luta. Isso está escrito no livro, prefaciado por Nelson Mandela, Arafat o Irredutível, de Amnon Kapeliouk.
Publicado 13/01/2007 16:20
Não pretendo falar sobre a Palestina, mas o conceito enunciado acima, é justo, correto, adquire abrangência universal. Assim dito, podemos afirmar sobre a importância da capacidade formuladora dos indivíduos, como das organizações partidárias.
Essa autonomia, participando de alguma frente orgânica, através de um programa básico de governabilidade, ou fora de um governo, impõe a fidelidade aos princípios e a flexibilidade tática, na ação do trato político. Não são categorias que se chocam, mas se complementam.
Os comunistas alagoanos, também defensores do desenvolvimento com a devida inclusão social para o nosso Estado, respeitando a grande maioria da vontade do povo, demonstrada nas urnas em três de outubro, adota a postura de independência política, que deverá ser explicitada em futuro texto aos alagoanos, em relação à próxima administração.
Que herda problemas graves de natureza estrutural, como a dívida pública, e outros de caráter histórico, como a concentração da renda e a miséria social.
Municípios alagoanos, dificilmente sobreviveriam caso não existissem o FPM, Fundo de Participação dos Municípios, além dos benefícios repassados pelo INSS aos aposentados e pensionistas. Realidade que se estende a várias centenas de outros municípios brasileiros.
Um diagnóstico que revela a ausência de investimentos produtivos, industriais ou agrícolas, nessas unidades do nosso Estado. Uma completa indigência, da qual vegetam várias municipalidades. Os comunistas lutam pela justiça social, o desenvolvimento econômico, educação plena e saúde para todos. Além do problema da (in)segurança. Uma chaga nacional.
O novo executivo assume o Estado em contexto bastante complexo. No plano político, sob a orientação do núcleo estratégico do PSDB, existem outras forças aliadas históricas ao PCdoB, tanto em nível estadual como federal, como o PDT, PSB, PMDB. Uma composição heterogênea.
Espera-se que o governo minimize parte dos males que atingem Alagoas. O PCdoB, atento aos clamores dos alagoanos, adota, a princípio, a posição de independência política, fundamentado em linha justa que abraça, contra as desigualdades regionais, pela emancipação nacional e social.