Levantamento que analisou dados de 203 municipalidades mostra que fatores como renda per capita mais alta e maior expectativa de vida estão associados a taxa de mortalidade menor. Para pesquisador, resultados atestam como decisões políticas anteriores, em diversos campos, afetaram capacidade de resposta das cidades à pandemia.
Estudos analisam viabilidade de substituir produtos de origem mineral por fertilizantes orgânicos. Experimentos registram aumento na concentração de micronutrientes no solo e nas folhas e ganho de produtividade de mais de 65% no plantio da soja em relação à média brasileira.
Ecóloga que atuou como revisora do estudo, divulgado esta semana, explica que aquecimento global está mudando ritmos da natureza e afetando interações entre espécies. No Brasil, explosão do desmatamento torna quadro na floresta amazônica ainda mais grave.
Autoridades municipais favorecem modelo de cidade com população mais concentrada, para diminuir gastos com criação de nova infraestrutura. Especialistas veem elitização no processo, e apontam necessidade de planejamento urbano inovador para lidar com mudanças climáticas