Premiada. Essa é a palavra que eu usaria para falar da obra de Caio Fernando Abreu. Ele recebeu três Prêmios Jabuti e, em 1982, Morangos Mofados foi eleito pela Revista Isto É como o melhor livro do ano.
Lãs ao Vento, da escritora alagoana Arriete Vilela, é uma obra em que várias narrativas se entrelaçam permeadas pelo culto da Palavra
O som do rugido da
onça, da escritora pernambucana Micheliny Verunschk ganhou, em 2022, o
mais tradicional prêmio literário do Brasil.
Nascido Francisco Buarque de Hollanda, em 19 de junho de 1944, o quarto filho do sociólogo e historiador, Sérgio Buarque, e da pianista e pintora, Maria Amélia, desde pequeno colecionava recortes de seus artistas favoritos.
Aluísio de Azevedo e Machado de Assis foram contemporâneos, dividiram o mesmo público-leitor, mas entre ambos imperou o silêncio quanto à produção de suas respectivas obras.
Manuel Bandeira, que tocava piano, violão e discorria com desenvoltura sobre música, resolveu escrever poesia, enquanto a indesejada das gentes não vinha buscá-lo.
Escrever sob a perspectiva social, para imitá-la ou negá-la, é um método de que se vale o escritor para aproximar a Literatura da realidade circundante.
Quando nossos olhos encontram, além de pedras, outros olhos em seu caminho, eis um momento único, pois é chegada a hora de nos despir das máscaras que usamos para nos proteger da sociedade.
A escrita de si é para o sujeito moderno um exercício de mostrar-se, presentificar-se e de arquivar-se para não esquecer e não ser esquecido. Foi o recurso usado por Carolina Maria de Jesus
Graças a Deus, da memorialista Zélia Gattai, é também um importante relato da imigração italiana na cidade de São Paulo.
Em pleno ano de 2023, as mulheres continuam morrendo vítimas das mais diferentes barbaridades, dentre elas, o feminicídio, crime de ódio baseado no gênero.
No Brasil, o carnaval chegou no período colonial, quando os portugueses aqui aportaram entre os séculos XVI e XVII e impuseram seus ideais à população indígena.