‘Ainda Estou Aqui’ e Fernanda Torres são indicados ao Globo de Ouro
Filme brasileiro alcança sucesso com recorde de bilheteria e indicações a prêmios ao retratar os horrores da ditadura militar; cerimônia do Globo de Ouro ocorre em 5 de janeiro
Publicado 09/12/2024 12:40 | Editado 09/12/2024 18:39
O Globo de Ouro anunciou nesta segunda-feira (9) os indicados para a premiação 2025, que acontece em 5 de janeiro em Los Angeles (EUA). Entre os indicados o filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, consta entre os indicados na categoria de melhor filme em língua estrangeira e a atriz Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva, na categoria de melhor atriz de drama.
As indicações reafirmam o sucesso do longa-metragem que denuncia os horrores da ditadura militar brasileira ao retratar a história do deputado Rubens Paiva – sequestrado e morto, sendo que seu corpo nunca foi encontrado. De acordo com a Comscore, “Ainda Estou Aqui” já alcançou a maior bilheteria de um filme nacional pós-pandemia até o momento, R$ 47,5 milhões, com mais de 2 milhões de expectadores. A estreia nas salas de cinema brasileiras foi em 7 de novembro.
Leia mais: Ainda Estou Aqui leva jovens a conhecerem e denunciarem os horrores da ditadura
A produção já levou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza, adaptado por Murilo Hauser e Heitor Lorega a partir do livro de mesmo nome de Marcelo Rubens Paiva, e ainda disputa vagas nas listas finais do Oscar.
A maior premiação do cinema, marcada para 2 de março, deverá divulgar um novo crivo entre os concorrentes em 17 de dezembro e as nomeações definitivas em 17 de janeiro. A expectativa é que as duas indicações ao Globo de Ouro se repitam no Oscar, além de outras que podem ocorrer.
Na categoria de melhor filme em língua estrangeira no Globo de Ouro a disputa fica entre:
- “Tudo o que Imaginamos Como Luz” (Índia);
- “Emilia Pérez” (França);
- “A Garota da Agulha” (Dinamarca);
- “Ainda estou aqui” (Brasil);
- “A Semente do Figo Sagrado” (Alemanha);
- “Vermiglio” (Itália).
Leia também: “Ainda Estou Aqui” é destaque do ano na lista de críticos dos EUA
Entre a melhor performance de atriz em filme de drama, disputam:
- Fernanda Torres (“Ainda Estou Aqui”);
- Pamela Anderson (“A Última Showgirl”);
- Angelina Jolie (“Maria”);
- Nicole Kidman (“Babygirl”);
- Tilda Swinton (“O Quarto ao Lado”);
- Kate Winslet (“Lee”).
A atriz brasileira comemorou a indicação e fez referência à mãe, Fernanda Montenegro, que concorreu ao prêmio em 1999, por Central do Brasil, também dirigido por Walter Salles.
“Gente, nomeada ao Golden Globe, estou aqui em Londres, beijo … inacreditável. E Walter, 25 anos depois dele com a minha mãe, realmente a vida presta”, disse Fernanda Torres.
Confira todas as nomeações aqui.