Países latino americanos parabenizam Frente Ampla por vitória no Uruguai
Presidentes de Brasil, Paraguai e Chile saudaram o retorno da esquerda no país, através da eleição presidencial de Yamandú Orsi. Cuba e México também se manifestaram.
Publicado 25/11/2024 09:35 | Editado 25/11/2024 09:58
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou neste domingo (24) a vitória eleitoral de Yamandú Orsi, candidato da Frente Ampla, no Uruguai. A volta da esquerda ao poder no país vizinho também foi saudada por outros líderes da América Latina e do mundo.
“Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito Yamandu Orsi, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje”, publicou o presidente brasileiro, assim que os resultados deste domingo foram divulgados.
Lula fez menção ao Mercosul, bloco econômico de livre comércio entre países do cone sul, como a dupla Brasil e Uruguai, assim como Paraguai, Argentina e, mais recentemente, a Venezuela.
Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito @OrsiYamandu, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje. Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e…
— Lula (@LulaOficial) November 25, 2024
“Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional”, completou Lula.
Com o apoio do ex-presidente José Pepe Mujica, Orsi venceu o candidato da coalização de direita Álvaro Delgado. Com praticamente 100% das urnas apuradas, a corte eleitoral apontou 49,8% dos votos para Orsi, contra 45,9% de Delgado. Agora, o Uruguai voltará a ter um presidente de esquerda após cinco anos.
Outro membro do bloco, o chefe do Executivo do Paraguai, Santiago Peña, também celebrou a realização das eleições no Uruguai e parabenizou Orsi.
“Felicito o povo uruguaio pela sua participação massiva nas eleições presidenciais deste domingo. No final do dia, entrei em contato com o presidente eleito Yamandú Orsi para expressar o compromisso do Paraguai em continuar colaborando em benefício de nossas nações”, publicou Peña no Twitter, dez minutos após seu homólogo brasileiro.
Felicito al pueblo uruguayo por su masiva participación en las elecciones presidenciales de este domingo. Al cierre de la jornada, me comuniqué con el presidente electo @OrsiYamandu, para expresarle el compromiso de Paraguay de seguir colaborando en beneficio de nuestras…
— Santiago Peña (@SantiPenap) November 25, 2024
O presidente chileno, Gabriel Boric, afirmou ter ligado para o vencedor do pleito e mencionou sua vice, Caroline Cosse. “Acabei de ligar e parabenizar Yamandú Orsi pela vitória no Uruguai. Falamos sobre como avançar juntos, como países irmãos, na justiça e na unidade. Do Chile, todo sucesso neste novo caminho para Yamandú e a vice-presidente, Carolina Cosse!”, publicou o chileno.
Diferente de seus colegas latinos americanos, o presidente da Argentina, o ultraliberal Javier Milei, não congratulou Orsi em suas contas nas redes sociais. Milei preferiu não dar o braço a torcer e utilizou as contas oficiais da Casa Rosada para reconhecer a vitória da Frente Ampla.
“A República Argentina felicita o povo uruguaio pela sua exemplar jornada cívica e saúda o presidente eleito Yamandú Orsi pela sua vitória. Ratificamos nosso compromisso de trabalhar em conjunto com o Uruguai para fortalecer a agenda compartilhada e o bem-estar de ambos os países”, publicou a conta oficial da chancelaria argentina.
La República Argentina felicita al pueblo uruguayo por su ejemplar jornada cívica y saluda al presidente electo Yamandú Orsi por su victoria.
— Cancillería Argentina 🇦🇷 (@Cancilleria_Ar) November 25, 2024
Ratificamos nuestro compromiso de trabajar junto a Uruguay para fortalecer la agenda compartida y el bienestar de ambos países.
O novo presidente uruguaio também foi saudado por Nicolás Maduro, chefe de Estado venezuelano, que apelou para a reconstrução das relações diplomáticas com o Uruguai.
“Felicito o povo uruguaio pela jornada eleitoral realizada neste #24Nov, onde elegeram Yamandú Orsí, a quem desejo e auguro o maior sucesso. Vamos para a construção de uma relação respeitosa e positiva, de cooperação e apoio partilhado entre os nossos países”, publicou Maduro.
Sob a Presidência do atual mandatário uruguaio, Luis Lacalle Pou, Venezuela e Uruguai romperam relações diplomáticas. Lacalle Pou não reconheceu a vitória eleitoral de Maduro e indicou que o vencedor do pleito venezuelano foi a oposição, com Edmundo González, pouco depois de Caracas exigir a retirada do corpo diplomático uruguaio do país bolivariano.
Mais ao norte do continente, os mandatários de Cuba e México também parabenizaram a eleição de Yamandú Orsi. “A Frente Ampla volta a governar pela vontade do povo uruguaio que mais uma vez demonstra a sua vocação democrática e progressista”, disse Claudia Sheinbaum, do México.
“Transmitimos as felicitações do povo e governo de #Cuba , ao Presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, pela vitória obtida nas eleições de 24 de novembro. Manifestamos a nossa vontade de aprofundar as relações bilaterais e fraternas entre os dois países”, publicou o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel.