Países latino americanos parabenizam Frente Ampla por vitória no Uruguai

Presidentes de Brasil, Paraguai e Chile saudaram o retorno da esquerda no país, através da eleição presidencial de Yamandú Orsi. Cuba e México também se manifestaram.

Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou neste domingo (24) a vitória eleitoral de Yamandú Orsi, candidato da Frente Ampla, no Uruguai. A volta da esquerda ao poder no país vizinho também foi saudada por outros líderes da América Latina e do mundo.

“Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito Yamandu Orsi, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje”, publicou o presidente brasileiro, assim que os resultados deste domingo foram divulgados.

Lula fez menção ao Mercosul, bloco econômico de livre comércio entre países do cone sul, como a dupla Brasil e Uruguai, assim como Paraguai, Argentina e, mais recentemente, a Venezuela. 

“Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional”, completou Lula.

Com o apoio do ex-presidente José Pepe Mujica, Orsi venceu o candidato da coalização de direita Álvaro Delgado. Com praticamente 100% das urnas apuradas, a corte eleitoral apontou 49,8% dos votos para Orsi, contra 45,9% de Delgado. Agora, o Uruguai voltará a ter um presidente de esquerda após cinco anos.

Outro membro do bloco, o chefe do Executivo do Paraguai, Santiago Peña, também celebrou a realização das eleições no Uruguai e parabenizou Orsi. 

“Felicito o povo uruguaio pela sua participação massiva nas eleições presidenciais deste domingo. No final do dia, entrei em contato com o presidente eleito Yamandú Orsi para expressar o compromisso do Paraguai em continuar colaborando em benefício de nossas nações”, publicou Peña no Twitter, dez minutos após seu homólogo brasileiro.

O presidente chileno, Gabriel Boric, afirmou ter ligado para o vencedor do pleito e mencionou sua vice, Caroline Cosse. “Acabei de ligar e parabenizar Yamandú Orsi pela vitória no Uruguai. Falamos sobre como avançar juntos, como países irmãos, na justiça e na unidade. Do Chile, todo sucesso neste novo caminho para Yamandú e a vice-presidente, Carolina Cosse!”, publicou o chileno.

Diferente de seus colegas latinos americanos, o presidente da Argentina, o ultraliberal Javier Milei, não congratulou Orsi em suas contas nas redes sociais. Milei preferiu não dar o braço a torcer e utilizou as contas oficiais da Casa Rosada para reconhecer a vitória da Frente Ampla.

“A República Argentina felicita o povo uruguaio pela sua exemplar jornada cívica e saúda o presidente eleito Yamandú Orsi pela sua vitória. Ratificamos nosso compromisso de trabalhar em conjunto com o Uruguai para fortalecer a agenda compartilhada e o bem-estar de ambos os países”, publicou a conta oficial da chancelaria argentina.

O novo presidente uruguaio também foi saudado por Nicolás Maduro, chefe de Estado venezuelano, que apelou para a reconstrução das relações diplomáticas com o Uruguai.

“Felicito o povo uruguaio pela jornada eleitoral realizada neste #24Nov, onde elegeram Yamandú Orsí, a quem desejo e auguro o maior sucesso. Vamos para a construção de uma relação respeitosa e positiva, de cooperação e apoio partilhado entre os nossos países”, publicou Maduro.

Sob a Presidência do atual mandatário uruguaio, Luis Lacalle Pou, Venezuela e Uruguai romperam relações diplomáticas. Lacalle Pou não reconheceu a vitória eleitoral de Maduro e indicou que o vencedor do pleito venezuelano foi a oposição, com Edmundo González, pouco depois de Caracas exigir a retirada do corpo diplomático uruguaio do país bolivariano.

Mais ao norte do continente, os mandatários de Cuba e México também parabenizaram a eleição de Yamandú Orsi. “A Frente Ampla volta a governar pela vontade do povo uruguaio que mais uma vez demonstra a sua vocação democrática e progressista”, disse Claudia Sheinbaum, do México.

“Transmitimos as felicitações do povo e governo de #Cuba , ao Presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, pela vitória obtida nas eleições de 24 de novembro. Manifestamos a nossa vontade de aprofundar as relações bilaterais e fraternas entre os dois países”, publicou o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel.

Autor