Festa Literária das Periferias conta com 90% de mulheres negras
Conhecida como Flup, festa acontece entre 11 e 17 de novembro no Rio de Janeiro. Tema da 14ª edição é Roda a Saia, Gira a vida, em homenagem a Beatriz Nascimento
Publicado 10/11/2024 17:35
A programação da 14ª edição da Festa Literária das Periferias (Flup), que acontece no Rio de Janeiro (RJ) entre os dias 11 e 17 de novembro, é formada 90% por mulheres negras. Com o tema Roda a Saia, Gira a Vida, a festa tem como homenageada a intelectual e ativista pelos direitos de negros e mulheres Maria Beatriz Nascimento (1942-1995) – que tem seu nome inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.
O evento acontece no Circo Voador, bairro da Lapa, concomitante ao G20 Social, que ocorre na cidade entre os dias 14 e 16. Os organizadores entendem que os debates da Flup coincidem com as discussões que serão travadas pelos líderes que estarão na cidade para as reuniões do grupo: “Que venham os governantes do G20. Escutem as periferias atlânticas. Aqui estão os oris que pensam e fazem as novas formas do viver entre África e América.”
Entre as participações divulgadas pela organização constam nomes nacionais como o da escritora Conceição Evaristo, da ministra Anielle Franco, da deputada federal Benedita da Silva, da chef e apresentadora Bela Gil, da escritora Luciany Aparecida, entre outros. O evento ainda conta com diversas presenças internacionais como o da escritora e ativista cubana Teresa Cárdenas, a pesquisadora e escritora nigeriana Oyeronke Oyewumi, da escritora anglo-nigeriana Bernardine Evaristo, da política e ex-ministra da Justiça da França (2012-2016) Christiane Taubira, e da premiada romancista francesa Marie Ndiaye.
Leia mais: Carolina Maria de Jesus é celebrada nos EUA em seus 110 anos
Entre as dezenas de apresentações musicais e performances, a Flup contará com o grupo Ilê Aiyê e Dona Onete.
O evento contará com lançamentos de livros, como o Dicionário Biográfico: Histórias Entrelaçadas de Mulheres Afrodiaspóricas (Editora Malê), que tem como organizadoras Thais Alves Marinho e Rosinalda Corrêa da Silva Simoni. Segundo as autoras, o livro reúne histórias de “mulheres negras que, ao longo de séculos, contribuíram para a construção do Brasil nos mais diversos ofícios e posições”.
Além disso, a Festa promove encontro de gerações da poesia negra no Sarau Beatriz Nascimento, em que mais de 30 poetas irão declamar poemas autorais e produções da homenageada.
Confira a programação completa da Flup 24 no Circo Voador.
Serviço
Festa Literária das Periferias – Flup
De 11 a 17 de novembro
Hora: a partir de 13h
Local: Circo Voador
Endereço: Rua dos Arcos, s/n, Lapa – RJ
Entrada gratuita