Segundo turno das eleições acontece em 15 capitais neste domingo, 27
Quase 34 milhões de candidatos escolhem prefeitos para os próximos quatro anos; saiba como garantir seu voto e as novidades nas eleições eleitorais.
Publicado 27/10/2024 10:30 | Editado 27/10/2024 19:06
Neste domingo (17) eleitores de 15 capitais e 36 municípios voltam às urnas para eleger os prefeitos que os representarão pelos próximos quatro anos. Não há segundo turno para a disputa ao cargo de vereador. As seções de votação estarão abertas até as 17h, também no horário de Brasília.
Pela primeira vez, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adotou o horário unificado nas eleições municipais. A medida já havia sido aplicada nas Eleições Gerais de 2022 e foi mantida para o pleito deste ano.
Para este segundo turno, eleitores de Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Manaus (AM) e Porto Velho (RO), que têm fusos diferentes da capital federal, devem ficar atentos ao relógio. Nesses locais, o horário de votação será das 7h às 16h (horário local).
Quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo, já que a Justiça Eleitoral considera cada turno como uma eleição independente. Da mesma forma, quem não votar em nenhum dos dois turnos terá de justificar duas vezes.
A legislação brasileira exige que o voto seja obrigatório para cidadãos entre 18 e 70 anos, sendo facultativo para analfabetos, jovens de 16 e 17 anos, e pessoas com mais de 70 anos. Todos deverão estar com o título eleitoral regularizado, sendo que o prazo para isso foi até 8 de maio deste ano.
Identificação
Neste segundo turno, quase 34 milhões de eleitores poderão votar na escolha de prefeitos. Eles deverão comparecer à seção eleitoral com um documento oficial com foto. São aceitos e-Título, carteira de identidade, identidade social, passaporte, carteira profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação.
Embora não seja necessário apresentar o título, é essencial que o eleitor saiba seu número e local de votação, que podem ser consultados no site do TSE ou pelo aplicativo e-Título. Alguns serviços poderão ficar indisponíveis nos finais de semana das eleições para garantir melhor usabilidade do aplicativo neste dia.
Segundo a legislação, documentos oficiais sem foto, certidões de nascimento e de casamento não serão aceitos nas seções eleitorais, a fim de assegurar a identificação adequada dos eleitores.
Importante ressaltar que documentos sem foto, como certidões de nascimento e casamento, não serão aceitos nas coleções eleitorais, para garantir uma identificação adequada. Aqueles que não puderem comparecer devem ter sua ausência, o que poderá ser feito pelo aplicativo e-Título ou em pontos fiscais designados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs).
O prazo para apresentar a justificativa é de até 60 dias após a eleição – 5 de dezembro de 2024 no primeiro turno e 26 de dezembro no segundo turno. No caso de brasileiros que estavam no exterior, o prazo é de 30 dias após o retorno ao Brasil.
__
Fonte: Agencia Brasil