Lula fala com Putin e deve participar dos Brics por videoconferência

A 16º Cúpula dos Brics acontece entre os dias 22 e 24, em Kazan, na Rússia. Por telefone, líderes de Brasil e Rússia conversaram por 20 minutos

Lula. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil). Putin. Foto: Wikimedia Commons

O presidente Lula recebeu nesta terça-feira (22) um telefonema do presidente russo Vladimir Putin. Após não viajar para Kazan, para a 16º Cúpula dos Brics, o líder brasileiro reafirmou que deverá participar do encontro por videoconferência.

A ausência de Lula ocorre devido a um acidente doméstico sem maiores gravidades. Porém, por recomendação médica e para realizar mais exames, o presidente ficou no Brasil.

Leia mais: Encontro do BRICS reforça multilateralismo contra escalada de guerras

De acordo nota divulgada pelo Planalto, Lula e Putin conversaram por 20 minutos. O russo lamentou a ausência e quis saber sobre o estado de saúde de Lula, que colocou que está sendo organizada sua participação online nos encontros marcados para quarta-feira (23).

Confira a nota divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência:

“O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na manhã dessa terça-feira (22), às 10 horas, horário do Brasil, um telefonema do presidente russo Vladimir Putin. O telefonema durou cerca de 20 minutos.

O presidente Putin quis saber do estado de saúde do presidente, e lamentou que ele não pode vir à Cúpula dos Brics, e o presidente Lula também, devido ao acidente sofrido no sábado. E que serão feitos os arranjos para a participação dele na reunião por videoconferência.”