Eleitores comprometidos com Boulos são maioria, mostra o Datafolha
Segundo pesquisa, o candidato apoiado pelo presidente Lula tem 42% de eleitorado comprometido com seu voto, enquanto Nunes tem 14% e Marçal (PRTB) 30%
Publicado 04/10/2024 17:48 | Editado 06/10/2024 19:43
De acordo com a última pesquisa Datafolha, o candidato Guilherme Boulos (PSOL) possui eleitores mais comprometidos com o voto do que os demais candidatos à Prefeitura de São Paulo.
Conforme o levantamento, o deputado federal que tem o apoio do presidente Lula possui 42% dos eleitores comprometidos. Estes eleitores são aqueles que mencionaram Boulos espontaneamente quando perguntados em quem votariam, confirmaram a escolha e indicaram que o nome dele é o melhor a ser escolhido.
Em um cenário de voto útil, quando o eleitor vota em outro candidato pensando já no segundo turno, ter uma parcela de votos fidelizados é crucial para não perder tração nesta reta final para o primeiro pleito.
Leia mais: Boulos está numericamente na liderança a 3 dias da eleição
Nesta mesma questão o atual prefeito Ricardo Nunes tem somente (MDB) 14%, enquanto o coach Pablo Marçal (PRTB) tem 30%, Tábata Amaral (PSB) 13% e Datena (PSDB) 8%.
Para Nunes, ainda que o número seja compensado por eleitores inclinados a votar nele (veja abaixo), o cenário pode ser preocupante. Não ter eleitores comprometidos pode fazer com que muitos migrem para Marçal nesta reta final, uma vez que disputam o mesmo campo da extrema direita bolsonarista.
Para os três primeiros a pesquisa tem margem de erro de 5% para mais ou menos, para Tábata a margem é de 7% e para Datena 12%.
Eleitores inclinados
Quando o assunto é eleitor inclinado, aqueles que ou não responderam de forma espontânea, mas indicaram o candidato, ou que ainda não estejam totalmente motivados ou avaliam que o voto se dá por falta de opções, Nunes tem um maior percentual com 71%, contra 62% de Tábata, 61% de Marçal, 55% de Datena e 49% de Boulos.
Eleitores distantes
Já os eleitores distantes, aqueles que não mencionam o candidato de forma espontânea, que não apresentaram motivo para a escolha e que fazem a opção por pura falta de representações, Datena lidera com 38%, seguido por Tábata 26%, Nunes 15%, Marçal 10% e Boulos 9%.
*Com informações Folha e g1