Boulos está numericamente na liderança a 3 dias da eleição

Embora tenha oscilado em uma semana dentro da margem de erro – de 25% para 26% –, Boulos foi beneficiado pela queda de Nunes, que foi de 27% para 24%

Foto: Leandro Paiva

Boa notícia para a campanha de Guilherme Boulos (PSOL) à Prefeitura de São Paulo: a três dias do primeiro turno – marcado para o próximo domingo (6) –, o candidato apoiado pelo presidente Lula (PT) volta a aparecer numericamente na liderança das intenções de voto. É o que aponta a nova rodada da pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (3).

Conforme o levantamento, Boulos tem 26%, à frente de Ricardo Nunes (MDB, 24%) e Pablo Marçal (PRTB, 24%). Em termos estatísticos, os três candidatos estão em empate técnico, já que a margem de erro é de dois pontos percentuais. Ainda assim, a mudança no quadro em relação à pesquisa da semana passada é animadora para Boulos e sua coligação.

Embora tenha oscilado em uma semana dentro da margem de erro – de 25% para 26% –, Boulos foi beneficiado pela queda de Nunes, que foi de 27% para 24%. É possível que o recuo do atual prefeito paulistano tenha a ver com seu sofrível desempenho no último debate entre candidatos, realizado por Folha de S.Paulo e UOL, na segunda (30). Em contrapartida, Marçal, que, como Nunes, também disputa o voto bolsonarista, subiu três pontos, passando de 21% para 24%.

Na pesquisa espontânea – aquela em que o eleitor declara sua intenção de voto sem que lhe sejam mostrados os candidatos na disputa –, Boulos marca 24%, contra 20% de Marçal e 16% de Nunes. Da semana passada para a atual, Boulos cresceu três pontos, Marçal subiu quatro e Nunes manteve os 16%.

Para azar do atual prefeito, os números são divulgados no mesmo dia em que se encerra a propaganda eleitoral em rádio e TV, seu principal trunfo na eleição – ele detinha 65% do horário eleitoral em São Paulo. Além disso, a TV Globo promove nesta quinta, às 22 horas, o último encontro entre os principais candidatos. Concorrendo na condição de incumbente e buscando a reeleição, Nunes vê sua candidatura bem mais vulnerável do que pretendia o comando de sua campanha a esta altura do pleito.

Segundo o Datafolha, 30% dos eleitores de Nunes desconhecem que seu número na urna é 15 – Boulos e Marçal levam vantagem nesse quesito. Por fim, a gestão de Nunes na prefeitura segue com popularidade modesta: 25% dos entrevistados a consideram ótima ou boa (eram 27% no levantamento anterior) e 27% a julgam ruim ou péssima (contra 23% do último levantamento). Para 46%, seu governo é regular.

Em termos de rejeição, Marçal disparou de 48% para 53%. É a primeira vez que mais da metade do eleitorado diz que não votará de jeito nenhum num candidato específico. Se não reverter esse índice, o ex-coach não terá chance de vencer a eleição num eventual segundo turno contra qualquer concorrente.

O Datafolha entrevistou 1.806 eleitores de terça (1º) até esta quinta. A pesquisa foi contratada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo.

Autor