Lula parabeniza Claudia Sheinbaum pela vitória histórica no México
Sheinbaum agradeceu as mensagens do presidente brasileiro, reafirmando a amizade entre os dois países. Outros líderes mundiais da América Latina parabenizaram a primeira mulher eleita presidente do país.
Publicado 04/06/2024 09:56 | Editado 04/06/2024 10:10
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou, nesta segunda (3), a nova presidente do México, Cláudia Sheinbaum, pela vitória na eleição encerradas neste domingo (2). O presidente brasileiro ligou para a nova presidente mexicana e desejou sucesso a Sheinbaum em seu mandato.
“O presidente Lula expressou que terá grande entusiasmo em trabalhar com a 1ª mulher eleita presidenta do México e que considera o resultado do pleito uma vitória para a América Latina e para as forças democráticas na construção de sociedades mais inclusivas e sustentáveis”, disse o Ministério das Relações Exteriores em nota. Lula ainda classificou o resultado como “uma vitória da democracia”
Sheinbaum agradeceu as mensagens do presidente brasileiro: “Agradeço ao presidente Lula pela seu telefonema e pelo reconhecimento do triunfo do nosso movimento. O México e o Brasil são grandes nações unidas por uma visão e valores comuns. Reafirmamos nossa amizade e vontade de continuar construindo um futuro compartilhado”, afirmou.
Agradezco al presidente @LulaOficial por su llamada para reconocer el triunfo de nuestro movimiento. México y Brasil somos grandes naciones unidas por una visión y valores comunes. Refrendamos nuestra amistad y voluntad de seguir construyendo un futuro compartido. https://t.co/gUSpNnkOtl
— Dra. Claudia Sheinbaum (@Claudiashein) June 3, 2024
Com 95% das urnas apuradas até está terça (4), Cláudia Sheinbaum, do partido Morena, teve 59,35% dos votos, enquanto Xóchiti Gálvez, da coligação dos partidos tradicionais, contabilizou 27,9%. Jorge Álvarez Máynez ficou em terceiro lugar com 10,41%.
Sheinbaum é a primeira mulher eleita presidente do México desde a independência do país há 200 anos. Fundadora do partido Morena, em parceria com Andrés Manuel López Obrador (AMLO), ela assume o Palácio Nacional a partir do dia 1° de outubro.
Mais cedo, Lula comemorou a vitória de Sheinbaum depois de receber o presidente da Croácia, Zoran Milanovic, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Durante sua fala, Lula já havia adiantado que ligaria para a presidente eleita.
Lula e Sheinbaum já trocaram elogios em publicações nas redes sociais. Na vitória eleitoral de Lula em 2022, Claudia Sheinbaum comemorou a vitória do então candidato na rede social x, antigo Twitter.
“¡Viva Lula, viva Brasil, viva la igualdad en América Latina!”. Em outra publicação, Claudia chama Lula de “lutador social”.
¡Viva Lula, viva Brasil, viva la igualdad en América Latina!
— Dra. Claudia Sheinbaum (@Claudiashein) October 30, 2022
Foto: @nytimes pic.twitter.com/LIBQ4ehYso
Líderes mundiais reconhecem vitória de Sheinbaum
Assegurado seu papel na história como primeira mulher eleita presidente do México, Claudia Sheinbaum tem respondido todas as felicitações de líderes mundiais pelo resultado eleitoral deste domingo.
Chefes de Estado da América Latina como Luis Lacalle Pou (Uruguai), Gabriel Boric (Chile), Santiago Peña (Paraguai), Gustavo Petro (Colômbia) e Nicolás Maduro (Venezuela), publicaram mensagens parabenizando a nova presidente.
Os ex-presidentes da Argentina, Cristina Kirchner e Alberto Fernández, também congratularam Sheinbaum.
O atual chefe da Casa Rosada, Javier Milei, felicitou o povo mexicano através da Chancelaria.
Países da região central e do norte da América também reconheceram a vitória de Sheinbaum. O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, saudou a “histórica eleição” de Sheinbaum, que agradeceu chamando a Ilha de nação irmã.
Outros líderes da América Central tb parabenizaram Sheinbaum: Xiomora Castro (Honduras), Nayib Bukele (El Salvador) e Rodrigo Chaves (Costa Rica).
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ligou para Claudia Sheinbaum para parabenizar e reconhecer a vitória eleitoral, assim como o primeiro-ministro Justin Trudeau.