Com “Cem Anos de Solidão”, Netflix promete deslumbrar o mundo

Obra “infilmável” de Gabriel Garcia Márquez chega ao audiovisual cheia de expectativas para fãs de todo o mundo. Netflix decidiu assumir o peso do desafio

“Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o Coronel Aureliano Buendía havia de recordar aquela tarde remota em que seu pai o levou para conhecer o gelo.” Esta é a famosa primeira frase da obra-prima fantasmagórica e realista da magia de Gabriel García Márquez, Cem Anos de Solidão (1967).

Na quarta-feira (17), em que se completam 10 anos da morte do renomado escritor colombiano Gabriel García Márquez, a Netflix presenteou os fãs com o lançamento do teaser da aguardada série que adapta sua obra-prima, “Cem Anos de Solidão”.

Baseado na obra icônica de Gabriel García Márquez, “Cem Anos de Solidão” está prestes a ganhar vida nas telas em uma adaptação cinematográfica que promete ser uma das mais ambiciosas da história da América Latina. Sob a direção de Laura Mora e Alex García López, o projeto reúne os melhores artistas e técnicos da Colômbia e de outros países, com o apoio da própria família de García Márquez.

A sinopse da série diz: “Casados contra a vontade dos pais, os primos José Arcadio Buendía e Úrsula Iguarán deixam a aldeia para trás e embarcam numa longa viagem em busca de um novo lar. Acompanhados de amigos e aventureiros, a viagem culmina com a fundação de uma cidade utópica às margens de um rio de pedras pré-históricas que batizam de Macondo. Várias gerações da linhagem Buendía marcarão o futuro desta cidade mítica, atormentada pela loucura, pelos amores impossíveis, por uma guerra sangrenta e absurda e pelo medo de uma terrível maldição que os condena, sem esperança, a cem anos de solidão.”

O fato de ter sido traduzido para outras 45 línguas e ter vendido mais de 50 milhões de exemplares (segundo a editora) desde a sua publicação significa que goza de um fã-clube universal de que poucos romances se podem orgulhar.

Em uma entrevista virtual durante o 8º Festival Gabo, evento que celebra o legado jornalístico e literário de García Márquez, Rodrigo García, um dos filhos do renomado autor colombiano, compartilhou que a série terá aproximadamente vinte horas de duração, divididas em três temporadas. Essa divisão será feita em oito, seis e oito episódios, respectivamente, revelando a grandiosidade da produção.

Publicado em 1967, o livro é uma das peças mais emblemáticas da literatura latino-americana e do realismo fantástico, uma corrente literária que teve um impacto monumental na segunda metade do século 20. A narrativa entrelaça elementos mágicos com situações cotidianas, desafiando a percepção dos personagens e dos leitores sobre a realidade. Foi com essa obra que García Márquez foi laureado com o Prêmio Nobel de Literatura em 1982.

Embora Cem Anos de Solidão seja amplamente visto como a obra fundadora do realismo mágico, isso não é correto. Pois Márquez também se beneficiou muito das obras de outros mestres modernistas (além de Faulkner), incluindo Franz Kafka e Virginia Woolf. Outras influências incluíram Pablo Neruda, Jorge Luis Borges, Federico García Lorca, Ramón Gómez de la Serna e Alejo Carpentier. O que é verdade é que foi Márquez quem fez do realismo mágico um gênero cativante por si só. Escritores de todo o mundo o imitaram: A Casa dos Espíritos, de Isabel Allende (Chile), Contos de porcos, de Marie Darrieussecq (francês), Seios grandes e quadris largos, do ganhador do Nobel Mo Yan (China), Os Filhos da Meia-Noite (Índia), de Salman Rushdie, Illywhacker, de Peter Carey. (Austrália) e The Wind-Up Bird Chronicle (Japão), de Haruki Murakami, e Beloved (América), de outro ganhador do Nobel, Toni Morrison.

“Eu acredito que, particularmente em ‘Cem Anos de Solidão’, sou um escritor realista, porque acredito que na América Latina tudo é possível, tudo é real.”

Cem Anos de Solidão foi ‘escrito contra o cinema’

Márquez sempre sustentou que Cem Anos de Solidão foi “escrito contra o cinema, no sentido de que pretende mostrar que a literatura tem um alcance muito mais vasto, possibilidades muito maiores de alcançar pessoas do que o cinema.”

Assim, vários cineastas esperaram por essa adaptação audiovisual há mais de 50 anos. Márquez, durante a sua vida, resistiu veementemente à venda dos seus direitos cinematográficos pela simples razão de que via o romance, um microcosmo que contém macrocosmos, como verdadeira e completamente infilmável. Acredita-se que quando um grande produtor o abordou com uma oferta substancial (leia-se uma quantia astronômica), ele concordou brevemente em reconsiderar, apenas para apresentar uma advertência bastante incomum; sua condição era que o filme fosse rodado na íntegra, em sintonia com a escala e o escopo do romance, sem absolutamente nenhum resumo, e fosse lançado não de uma vez, mas em episódios anuais ao longo de um século: 100 anos , não menos.

O romance é conhecido por seus diálogos escassos e poéticos, o que exigiu uma abordagem criativa por parte da equipe de roteiristas, liderada pelo porto-riquenho José Rivera. Segundo García, Rivera conseguiu manter a fidelidade ao livro original, fazendo ajustes inteligentes na estrutura narrativa.

Para o filho do autor, adaptar os livros de García Márquez para o cinema é uma tarefa árdua devido à natureza poética e lapidar dos diálogos. Ele reconhece que muitas adaptações anteriores não conseguiram capturar a essência dos romances de seu pai devido a essa dificuldade.

A resistência inicial de García Márquez à adaptação de sua obra para o cinema também foi mencionada. O autor expressou preocupação com a capacidade da sétima arte de capturar a essência de seus romances, devido à natureza peculiar de seus diálogos.

O meio cinematográfico possui técnicas suficientes para comprimir ou comprimir a passagem do tempo, assim como pode esticá-la. Mas Márquez havia vendido os direitos de Amor nos tempos do cólera (por US$ 3 milhões), seu romance mais humano e uma das maiores histórias de amor místico, quando ele estava lutando contra o ataque de demência e estava preocupado com suas finanças e com o futuro de sua família. O filme de US$ 50 milhões, rodado em Cartagena, com direção de Mike Newell e roteirizado por Ronald Harwood foi uma decepção e Márquez ficou magoado com o péssimo tratamento dispensado ao seu trabalho.

Uma das questões mais importantes para honrar a memória de García Márquez foi a decisão de produzir a série em espanhol e com elenco latino-americano. “Uma das condições é que fosse feita na Colômbia e em espanhol, definitivamente”, afirmou García Barcha durante uma palestra no festival.

A primeira prévia divulgada nos transporta instantaneamente para Macondo, com a voz de Aureliano Babilonia desvendando o mítico diário de Melquíades. Nessa prévia emocionante, somos levados ao momento crucial em que o Coronel Aureliano Buendía enfrenta o pelotão de fuzilamento, recordando uma tarde distante em que seu pai o levou para ver o gelo. A imagem é marcada pelo êxodo de José Arcadio Buendía e Úrsula Iguarán em busca de um novo começo, fugindo da maldição que assombra a família.

A história de “Cem Anos de Solidão” começa com o casamento dos primos José Arcadio Buendía e Úrsula Iguarán, que deixam a cidade para trás em busca de um lar melhor. Sua jornada culmina na fundação de Macondo, uma cidade utópica às margens de um rio de pedras pré-históricas. Ao longo das gerações, a linhagem Buendía enfrenta desafios como a loucura, amores impossíveis, uma guerra sangrenta e a terrível maldição que os condena a cem anos de solidão.

Os personagens e eventos retratados na obra refletem a realidade de um continente inteiro, compartilhando um passado comum e lutando para superar desafios históricos. A repetição de nomes ao longo das gerações da família Buendía é uma representação dessa luta contínua contra adversidades que persistem ao longo do tempo.

Publicado em 1967, o romance de García Márquez tornou-se uma das obras mais emblemáticas da literatura latino-americana e universal. Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1982, García Márquez deixou um legado duradouro com esta obra-prima que já vendeu mais de 50 milhões de cópias e foi traduzida para mais de 40 idiomas.

Com direção de Laura Mora Ortega e Alex García López, a série “Cem Anos de Solidão” está prevista para ser lançada ainda em 2024 pela Netflix, que adquiriu os direitos para adaptar o livro em 2019. A expectativa é alta entre os fãs do escritor colombiano e amantes da literatura latino-americana, que aguardam ansiosamente para ver a magia de Macondo ganhar vida nas telas.

Márquez temia que o público rejeitasse uma série em espanhol, mas as coisas não são mais as mesmas de há uma década, quando ele se foi. A era de ouro das séries não apenas ofuscou os longas-metragens, os cinéfilos de todo o mundo também aceitaram mais as produções em língua espanhola.

Com o sucesso de produções anteriores da Netflix e a dedicação da equipe envolvida, a expectativa é que “Cem Anos de Solidão” se torne mais um marco na trajetória da plataforma de streaming, conquistando tanto os fãs mais exigentes de García Márquez quanto um público mais amplo ávido por narrativas ricas e envolventes. Com essa adaptação cinematográfica, espera-se que a magia e o encanto de Macondo ganhem vida de uma forma totalmente nova, cativando uma nova geração de espectadores e reafirmando o impacto duradouro desta história inesquecível sobre amor, solidão e destino.

Além de “Cem Anos de Solidão”, outra obra de García Márquez está sendo adaptada para o formato de série. Rodrigo acompanha a versão de “Notícia de um Sequestro” para a Amazon Prime, dirigida por Andrés Wood. O desafio, segundo Wood, está em reinterpretar a grandeza verbal do universo do autor para a imagem, respeitando a essência da história.

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