Geraldo Alckmin visita região afetada pelo ciclone no Rio Grande do Sul

Em Lajeado, o presidente da República em exercício terá reunião com prefeitos e representantes das defesas civis dos municípios afetados pelo ciclone

Enchente do Rio Taquari na cidade de Lajeado (Marcelocaumors/Instagram/Reprodução)

Acompanhado de vários ministros, o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, desembarcou neste domingo (10) em Canoas, município afetado pelo ciclone que causou 42 mortes no Rio Grande do Sul.

A equipe se deslocou de helicóptero para a cidade de Lajeado e, de lá, por via terrestre, a Roca Sales e Muçum. Em Lajeado, está programada uma reunião com prefeitos e representantes das defesas civis dos municípios afetados pelo ciclone.

O comitê permanente do governo federal para ajudar o Rio Grande do Sul esteve reunido neste sábado (9) quando planejou a ajuda aos afetados pelas intensas chuvas no estado.

Leia mais: Alckmin visitará regiões castigadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul

“Nós, do Governo Federal, dos vários ministérios e órgãos envolvidos, estamos fazendo todo o possível para que a população seja atendida o quanto antes e para que as cidades possam voltar à normalidade e serem reconstruídas”, afirmou o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

“Há muito o que fazer, mas o presidente Lula garantiu que não vai faltar recursos para nenhum município que esteja passando ou tenha passado por qualquer desastre. Daremos todo o apoio necessário”, garantiu.

“Como disse ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, orientei o governo a estar de prontidão. Prontamente, Geraldo Alckmin e os ministros e ministras formaram um comitê permanente de apoio ao Rio Grande do Sul. Estamos atuando em todas as frentes. Maquinário, tratores, distribuição de 20 mil cestas de alimentos e kits de saúde para cerca de 15 mil pessoas. Além disso, o valor de R$ 800 por pessoa será disponibilizado às prefeituras para remediar os danos causados pelas fortes chuvas”, afirmou o presidente Lula pelas redes sociais.

Autor