7 de Setembro: Parlamentares festejam democracia, soberania e justiça social
São princípios que foram desprezados no governo anterior e que agora foram resgatados pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Publicado 07/09/2023 10:49 | Editado 07/09/2023 15:48
Enfim, o Brasil pode respirar os novos ares da democracia numa data cívica tão importante para todos os brasileiros, o 7 de Setembro. Trata-se de um resgate para o país de um símbolo da liberdade, soberania e justiça social.
São princípios que foram desprezados no governo anterior e que agora foram resgatados pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Para a líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Jandira Feghali (RJ), trata-se de um novo rumo para o país.
“O Brasil feliz de novo! Teremos um 7 de setembro digno do sonho e da luta por um Brasil livre do fascismo, que invadiu nossa nação nos últimos anos. Vamos comemorar um novo tempo, uma nova independência!”, festejou a líder.
O deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) registrou que a democracia venceu e seguirá vencendo. “Neste 7 de setembro de 2023 um salve especial às nossas instituições que repeliram e derrotaram a tentativa covarde e traiçoeira de um golpe. Viva!”, comemorou.
“Democracia, Soberania e União. Marcante o discurso de estadista feito pelo presidente para o 7 de Setembro. Essa é uma data do país e do povo, que precisam de paz e união para conquistar um futuro melhor e a independência plena”, disse o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).
O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) lembrou das comemorações dos anos anteriores. “Ano passado, o 7 de Setembro tinha tanques de guerra, centenas de pessoas armadas e um criminoso prometendo golpe. Este ano, estamos discutindo baixar juros do cartão, garantir moradia e se o Botafogo vai ganhar o brasileirão”, comemorou.
“A democracia é o melhor terreno para plantar e colher direitos. Daí a importância de a gente reforçar que ser cidadão não é apenas viver em sociedade, mas transformar essa sociedade. O preço de uma democracia é sua eterna vigilância. Por isso que nós temos que, a todo momento, defender contra qualquer ato golpista à nossa democracia”, considerou o líder do PT no Senado, Fabiano Contarato (ES).
A luta pela independência inclui a permanente mobilização social, como destacou o senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do Governo no Senado. “No 7 de Setembro, independente de credo, partidos políticos e ideologia, somos brasileiras e brasileiros comemorando a declaração independência do Brasil.