Lula impulsiona candidaturas no Rio, Bahia e Ceará nesta sexta-feira

Ex-presidente terá encontro com Marcelo Freixo e fará caminhadas com Jerônimo Rodrigues, em Salvador, e com Elmano Freitas, em Fortaleza

Lula e Alckmin com Freixo e Ceciliano no Rio (Foto: Ricardo Stuckert)

Lula fará campanha nesta sexta-feira (30) para fortalecer três candidaturas importantes da Coligação Brasil da Esperança nos estados. O ex-presidente terá encontro e caminhadas com os candidatos ao governo do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSB); da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT); e do Ceará, Elmano Freitas (PT).

A primeira agenda dele será no Rio de Janeiro, às 7h30, num encontro com o Freixo e André Ceciliano (PT), candidato ao Senado. Eles também vão conceder entrevista coletiva à imprensa.

Pesquisa Ipec divulgada na última terça-feira (27) indica que no Rio haverá segundo turno. O governador bolsonarista Cláudio Castro (PL) tem 38% e Freixo, 25%.

No debate da Globo do Rio, Freixo teve boa performance ao destacar as denúncias de corrupção contra o governador, que acabou fugindo de questionamentos sobre o tema. Cláudio Castro ainda evitou confronto direto contra o candidato do PSB que aproveitou bem o tema educação.

“Acabou o debate da Globo para governador. Ficou claro que a mudança e a esperança estão com Marcelo Freixo, candidato de Lula”, observou a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

O cientista político Alberto Carlos Almeida, autor do livro “A cabeça do eleitor”, explicou por que Castro ainda se mantém na liderança das pesquisas apesar dos escândalos das chacinas policiais naquele estado.

“Chacinas em comunidades perpetradas pela polícia não impedem ninguém de ser reeleito. Isso mostra o quanto nossa sociedade apoia estas ações. Os que são contra tais chacinas, são minoria. Aliás, para a maioria sequer se aplica o termo chacina”, considerou.

Bahia

Logo depois da agenda no Rio, Lula segue para Salvador onde faz caminhada com Jerônimo, às 11h, no Largo de Roma. Otto Alencar (PSD), candidato à reeleição ao Senado, também estará presente.

Jerônimo segue subindo nas intenções de voto. De acordo com a pesquisa Atlas/Intel, encomendada pela CNN e divulgada nesta quinta-feira (29), o petista abriu oito pontos sobre ACM Neto (União) e chegou a 48,3% dos votos válidos – o carlista tem 40,4%. O candidato de Bolsonaro, João Roma (PL), soma 10% dos votos válidos.

Alberto Almeida atribuiu o crescimento do petista ao fato de que o eleitor começou a perceber que ele é o candidato governista.

“Em agosto, 57% de quem avaliava Rui Costa [ex-governador do PT] ótimo/bom votava em ACM Neto e Jerônimo tinha apenas 19% de votos junto a este grupo. Começou a campanha e o eleitorado foi tomando conhecimento que Jerônimo é o candidato de Rui Costa”, disse.

Izolda Cela e Elmano de Freitas (Foto: GOVCE | Paulo Rocha/ALECE)

Ceará

À tarde, o ex-presidente participará da caminhada Brasil da Esperança em Fortaleza (CE), a partir das 16h, ao lado dos candidatos Elmano e Camilo Santana (PT), ex-governador e candidato ao Senado.

Pesquisa Atlas desta quinta-feira indica Elmano com 45,1%, seguido de Capitão Wagner (União Brasil) 33,6% e Roberto Cláudio (PDT), 20,8%.

“No final de agosto, 31 e 24% de quem avaliava a governadora ótimo/bom votava respectivamente em Roberto Cláudio e Capitão Wagner. Começou a campanha e o eleitorado foi tomando conhecimento que Elmano de Freitas é o candidato do governo estadual”, explicou Alberto Almeida.

No dia 21 deste mês, o cientista político lembrou que 43% de quem avaliava a governadora Izolda Cela ótimo/bom votava em Elmano.

“Para alguém que avalia o governo estadual ótimo e bom não faz sentido votar nos candidatos de oposição”, explicou.

“Sigo minha consciência no que considero ser o melhor para nosso estado, e o melhor para seguir esse projeto é Elmano”, afirmou a governadora na segunda-feira (26).

Autor