Presidenciáveis participam de reunião anual da comunidade científica brasileira
O ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro vai entregar aos candidatos proposta da SBPC para retomar o desenvolvimento científico e tecnológico do país. Bolsonaro não respondeu ao convite
Publicado 27/07/2022 19:21 | Editado 28/07/2022 09:23
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa uma visita de dois dias a Brasília (DF) nesta quinta-feira (28), participando da 74ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). Na sexta-feira (29), o candidato Ciro Gomes estará na UnB para o segundo debate.
Os candidatos vão receber do atual presidente da entidade, o ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro, um documento com propostas para retomar o desenvolvimento científico e tecnológico do país.
A reunião anual da SBPC é o principal evento da comunidade científica brasileira. Em 2022, após dois anos sendo realizada de maneira apenas virtual por conta da pandemia de covid-19, ela volta a ser presencial, nos quatro campi da UNB (Universidade de Brasília), mas de forma híbrida, mesclada com eventos online. No total, serão 117 atividades presenciais e 110 online.
Leia também: Bloqueio de recursos para ciência e tecnologia é criticado por especialistas
O documento chama-se “Projeto Brasil Novo”, que traz propostas de políticas públicas em diferentes setores para a próxima gestão. O documento foi elaborado pela SBPC com especialistas ao longo do primeiro semestre deste ano, em uma série de seminários temáticos.
O encontro será no auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB). Por questão de capacidade do local, apenas convidados e jornalistas credenciados poderão entrar no local. Mas a sessão será transmitida em tempo real em dois telões localizados no estacionamento do auditório.
A SBPC convidou os três candidatos que lideraram as intenções de voto nas pesquisas de opinião pública até o mês de junho – Lula, Bolsonaro e Ciro Gomes – para participar da série de debates “Encontro com presidenciáveis”, entre os dias 26 e 29 de julho, como parte da programação da 74ª Reunião Anual.
Leia também: ANPG realiza 28° Congresso em defesa da ciência e da reconstrução do Brasil
O objetivo da iniciativa é abrir um canal de diálogo para apresentar propostas de políticas públicas e ter o comprometimento dos candidatos com as pautas defendidas pela entidade e pela comunidade científica e acadêmica que representa.
O candidato Jair Bolsonaro (PL) não respondeu ao convite.