Confiança das pessoas no PC da China aumenta, mostram pesquisas
Pesquisas da Universidade de Havard, Universidade da Califórnia e da Academia Chinesa de Ciências Sociais, revelam que o apoio ao governo e ao PCCh entre a população chinesa é de 83% a 96%.
Publicado 30/06/2021 17:40
A satisfação e a confiança do povo chinês no centenário Partido Comunista da China têm aumentado, impulsionadas pela liderança do país asiático no combate à pandemia da Covid-19 e na eliminação da pobreza extrema, de acordo com relatórios e analistas.
No início deste mês, uma imagem que circulou online comoveu muitos internautas. Três trabalhadores do controle de epidemia vestidos com macacões de proteção brancos foram vistos em um veículo em rápida velocidade carregando suprimentos médicos contra o vento e a chuva ao longo de uma rua em Guangzhou, capital da província de Guangdong, que foi recentemente atingida por um novo surto de Covid-19.
Uma bandeira do Partido afixada ao veículo tremulava sobre os trabalhadores, sua cor brilhante fez com que ela se destaca-se na luz fraca.
A imagem foi feita por um residente no distrito de Liwan, uma área de alto risco onde o primeiro caso transmitido localmente foi relatado no último surto, em 2 de junho. Ele a compartilhou no serviço de microblog Sina Weibo e escreveu: “Na tempestade, é você quem carrega esta bandeira para atacar na frente de combate. Homenagem aos heróis em perigo“.
Muitos internautas comentaram que a bandeira do Partido os fazia sentir-se à vontade. Um escreveu: “A bandeira do Partido sempre tremula alto na linha de frente“, e outro comentou: “Em momentos críticos, os membros do Partido certamente se levantarão“.
A bandeira do Partido é reconfortante para o povo chinês, especialmente após a forte liderança demonstrada por organizações do Partido na implementação de medidas de controle de epidemias desde o ano passado, e os árduos esforços de milhões de membros do Partido para erradicar a pobreza absoluta na China.
Uma pesquisa realizada pelo China Data Lab da Universidade da Califórnia mostrou que o apoio ao governo entre os chineses aumentou, com o nível médio de confiança no governo central aumentando de 8,23 em junho de 2019 para 8,87 em maio do ano passado, medido em uma escala de 1 a 10.
Quando os entrevistados foram questionados se preferiam viver sob o sistema político da China em comparação com outros, a porcentagem de entrevistados que preferiu o sistema da China aumentou de 70% para 83% no mesmo período.
Uma pesquisa de longo prazo da Universidade de Harvard divulgada no ano passado revelou que a satisfação dos cidadãos chineses com o Partido e o governo aumentou em todas as áreas, com o governo central recebendo um forte nível de aprovação de 93% em 2016, o final do período da pesquisa.
Do impacto de amplas políticas nacionais à conduta das autoridades locais, os cidadãos chineses consideram o governo mais capaz e eficaz do que nunca, de acordo com o relatório do Centro Ash para Governança Democrática e Inovação da Harvard Kennedy School.
“A característica mais notável dos dados de nossa pesquisa desde 2003 é o aumento quase universal na satisfação média dos cidadãos chineses em relação a todos os quatro níveis do governo“, disseram os autores no relatório.
A pesquisa independente baseou-se em entrevistas pessoais com mais de 31.000 indivíduos de áreas urbanas e rurais entre 2003 e 2016 para oferecer uma visão de como os cidadãos chineses comuns se sentem em relação ao governo.
Essas tendências provavelmente continuam hoje, disse Edward Cunningham, um dos autores do relatório e diretor dos Programas Ash Center China da Harvard Kennedy School, em um artigo publicado pelo Christian Science Monitor em fevereiro.
Ele citou como exemplo o tratamento do surto da Covid-19 e explicou que, à medida que o governo central se engajava em bloqueios e a situação melhorava, a satisfação com suas ações aumentou e se espalhou para as opiniões dos governos locais.
Uma pesquisa com 5.865 pessoas publicada no mês passado pelo Centro de Pesquisa Anticorrupção da China da Academia Chinesa de Ciências Sociais mostrou que 96% dos entrevistados estavam satisfeitos com o trabalho de controle da epidemia. Mais de 90% disseram que o governo demonstrou boa transparência e que o ajuste das políticas para se adequar às condições reais foi eficaz, de acordo com a pesquisa realizada no segundo semestre do ano passado.
Zhang Wanhong, diretor executivo do Instituto de Estudos de Direitos Humanos da Universidade de Wuhan, disse: “Como residente de Wuhan, sinto que a satisfação das pessoas com o Partido melhorou muito, especialmente depois que o país retomou a estabilidade social após o grande teste da epidemia e assumiu a liderança na recuperação econômica. O Partido é altamente resiliente e capaz de se adaptar aos desenvolvimentos e enfrentar diferentes desafios“.
Zhang lembrou quando o surto aconteceu em Wuhan, na província de Hubei. Diante da epidemia sem precedentes, o Partido e o governo implementaram rapidamente as medidas necessárias, incluindo a organização da prevenção e controle no nível da comunidade e o uso de big data para avaliar a crise.
As medidas de prevenção e controle de epidemias do governo chinês foram bem-sucedidas, pois aderiram ao conceito de colocar a vida em primeiro lugar e fornecer tratamento justo, destacou Zhang. “O sentimento de gratidão das pessoas para com o Partido é genuíno e simples porque suas vidas e interesses foram bem protegidos“, disse ele.
Fonte: Diário do Povo