O primeiro rover da China começa a explorar o planeta Marte
O primeiro rover da China para Marte, Zhurong, desceu de sua plataforma de pouso até a superfície marciana no sábado, […]
Publicado 22/05/2021 17:17
O primeiro rover da China para Marte, Zhurong, desceu de sua plataforma de pouso até a superfície marciana no sábado, deixando as primeiras “pegadas” do país asiático no planeta vermelho.
A primeira viagem bem-sucedida do veículo, fez da China o segundo país, depois dos Estados Unidos, a pousar e operar um rover em Marte.
O rover de seis rodas movido a energia solar, parecido com uma borboleta azul e com uma massa de 240 kg, rodou lentamente para fora de uma rampa no módulo de pouso para atingir o solo vermelho e arenoso de Marte, iniciando sua jornada para explorar o quarto planeta, a partir do sol.
De acordo com os dados de telemetria, Zhurong colocou suas rodas em solo marciano às 10h40 (horário de Pequim) no sábado, disse a Administração Espacial Nacional da China (CNSA).
A missão Tianwen-1 da China, que consiste em um orbitador, um módulo de pouso e um rover, foi lançada em 23 de julho de 2020. O módulo de pouso que transportava o rover pousou na parte sul de Utopia Planitia, uma vasta planície no hemisfério norte de Marte , em 15 de maio.
O rover Zhurong tem o nome do deus do fogo na antiga mitologia chinesa. O nome ecoa com o nome chinês para o planeta vermelho, Huoxing (o planeta do fogo), enquanto o nome da missão, Tianwen, significa Perguntas ao Céu, o título de um poema do antigo poeta chinês Qu Yuan (cerca de 340- 278 AC).
Com uma expectativa de vida de pelo menos 90 dias marcianos (cerca de três meses na Terra), Zhurong gravará a paisagem marciana com imagens tridimensionais de alta resolução, analisará a composição material da superfície do planeta, detectará sua estrutura sub-superficial e o campo magnético, procurará por vestígios de gelo de água e observará o ambiente meteorológico circundante.
Ele carrega vários instrumentos científicos, incluindo câmera de terreno, câmera multiespectral, radar de exploração de subsuperfície, detector de composição de superfície, detector de campo magnético e monitor de meteorologia.
O orbitador, com uma vida útil projetada de um ano marciano (cerca de 687 dias na Terra), retransmitirá comunicações para o rover, enquanto conduz suas próprias operações de detecção científica.
Comparado com o rover lunar chinês Yutu (Jade Rabbit), Zhurong tem uma velocidade semelhante de cerca de 200 metros por hora, mas a altura dos obstáculos que pode superar aumentou de 20 cm para 30 cm. Pode subir encostas de até 20 graus. As seis rodas de Zhurong são movidas de forma independente, de acordo com seus projetistas.
Os Estados Unidos implantaram cinco robôs em Marte. Como retardatário, Zhurong tem características únicas.
É o primeiro Mars rover com um sistema de suspensão ativa. Isso pode ajudar o rover a sair do problema movendo-se como uma minhoca na complicada superfície marciana com solo arenoso solto e rochas densamente distribuídas, disse Jia Yang, vice-projetista-chefe da sonda Tianwen-1, da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial .
Zhurong também pode andar de lado como um caranguejo. Cada uma de suas seis rodas pode girar em qualquer direção, o que poderia ser usado para evitar obstáculos e subir encostas.
Marte está mais longe do sol do que a Terra e a lua, e a atmosfera marciana também reduz a luz do sol, de modo que os painéis solares do rover de Marte são cerca de duas vezes os do rover lunar. Eles precisam ser rotativos para seguir o sol, disse Geng Yan, funcionário do Centro de Exploração Lunar e Programa Espacial do CNSA.
Os painéis solares de Zhurong foram especialmente projetados para se adaptar à luz do sol em Marte, que tem um espectro diferente daquele da órbita da Terra, disse Geng.
Marte é famoso por suas tempestades de areia, e a poeira pode reduzir a eficiência da geração de energia. Os painéis solares especialmente processados dificultam o acúmulo de poeira, assim como as gotas de água na folha de lótus, que podem ser levadas pelo vento, disse Geng.
Parte da energia gerada pelos painéis solares durante o dia será utilizada para o trabalho, e o restante será armazenado em baterias para uso noturno.
Além disso, os projetistas instalaram criativamente janelas de coleta de calor no veículo espacial, o que poderia absorver energia solar durante o dia e liberar calor à noite para ajudar o veículo espacial a sobreviver às temperaturas congelantes que poderiam cair para mais de 100 graus Celsius abaixo de zero antes do amanhecer.
Da Xinhua