Cuba prepara campanha de vacinação em massa contra Covid-19 para maio

As vacinas Soberana-02 e Abdala serão aplicadas em vários distritos de Havana

Vacina desenvolvida em Cuba - Foto: Ismael Francisco/Cubadebate.

As autoridades de saúde cubanas estão se preparando para lançar uma campanha de vacinação em massa contra a Covid-19 em maio em Havana, onde há mais de 2 milhões de moradores, afirmou o Ministério da Saúde Pública na quinta-feira.

A chefe do Departamento Nacional de Atenção Primária à Saúde do Ministério, Maria Elena Soto, disse em uma transmissão televisionada que as vacinas candidatas Soberana-02 e Abdala serão aplicadas em vários distritos de Havana.

A vacinação terá como alvo inicial pessoas com 60 anos ou mais, considerado o grupo de maior risco, e posteriormente aqueles com 59 a 40 e 39 a 19 anos.

Mulheres grávidas, pós-partos e bebês, bem como aqueles que se recuperaram da doença, não estarão inclusos na vacinação.

Cuba enfrenta uma nova onda de infecções que levou as autoridades a reimporem medidas de quarentena em todo o país, incluindo a suspensão de aulas em escolas e o fechamento de hotéis, casas de aluguel, bares e restaurantes.

O ministério relatou 1.207 novos casos diários de infecção e mais 12 mortes em um único dia pela doença, aumentando o número total de casos para 97.967 e o número de mortes para 559.

Fonte: Xinhua