Eleitor aponta a saúde como o maior problema das cidades brasileiras
Pandemia do novo coronavírus reforçou – ou, no mínimo, cristalizou – as atenções sobre a situação do SUS
Publicado 08/10/2020 20:46 | Editado 08/10/2020 20:47
Quais são os principais problemas que você vê em sua cidade? Esta foi a pergunta que o Ibope fez para eleitores de 11 capitais – Belém, Belo Horizonte, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Palmas, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Não deu outra: na opinião da maioria do eleitorado – em todos esses municípios –, a Saúde é a grande preocupação.
O tema máximo das eleições 2000 não chega a ser original. A Saúde está no radar dos eleitores há muitas disputas. Mas tudo indica que a pandemia do novo coronavírus reforçou – ou, no mínimo, cristalizou – as atenções sobre a situação do SUS (Sistema Único de Saúde) em municípios médios e grandes.
Nas 11 capitais pesquisadas, três outros temas também aparecem, ao lado da Saúde, como grandes preocupações da população: Educação, Segurança Pública e Transporte Coletivo. Em seguida, sobressaem as citações à Corrupção e à Geração de Empregos.
A pesquisa foi divulgada no Blog do Guilherme Amado, hospedado no site da revista Época. Conforme registra o jornalista, “a ordem e a intensidade variam de acordo com o município. Rede de esgoto, trânsito e impostos também apareceram entre os cinco mais citados, mas apenas em três municípios”.
Veja abaixo o resultado da pesquisa Ibope nas 11 capitais: