Bolsonaro descartar Feder e retoma busca por novo ministro da Educação
Secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, era dado como certo no cargo de ministro da Educação, mas pressões do setor ideológico fez Bolsonaro desistir da nomeação
Publicado 04/07/2020 17:12 | Editado 04/07/2020 18:05
Segundo a CNN, Bolsonaro disse a parlamentares neste sábado (4) que não vai escolher o secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, para o Ministério da Educação. “Está fora”, teria afirmado Bolsonaro a interlocutores. “Não tem ninguém ainda”. Na conversa, de acordo com relatos, Bolsonaro brincou com o fato do nome de um indicado perder força quando sai na imprensa, ainda que favorito, porque passa por um raio-X.
Pesou contra a nomeação a pressão feita por grupos ligados aos evangélicos e a Olavo de Carvalho. Na manhã deste sábado (4), a oposição a Feder era um dos principais assuntos no Twitter. Diversos posts com a hashtag #FederNaoBolsonaro começaram a ser publicados no começo da madrugada deste sábado. O tom principal das críticas é de que Feder é alinhado a nomes associados ao establishment, que a base ideológica do bolsonarismo tem como importante inimigo.
No Planalto, a informação é que pesou a divulgação de um dossiê contra Feder, organizado por integrantes da chamada ideológica. “Há uma carência de nomes. Apesar da extensa lista de cotados, nenhum agradou o suficiente até agora. A escolha ficou para semana que vem, de acordo com um ministro do Palácio do Planalto ouvido pela coluna”, diz a CNN.
Com informações da CNN