Márcio Jerry comemora aprovação de PLs que beneficiam estudantes

Deputados aprovaram dois projetos: um que suspende os pagamentos dos estudantes ao Fies e outro que permite o atendimento virtual por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

Vice-líder do PCdoB, o deputado Márcio Jerry (MA) defendeu a aprovação do Projeto de Lei 1079/20, que suspende os pagamentos dos estudantes ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em razão da pandemia.

O texto, aprovado no fim desta quinta-feira (18) pelo Plenário da Câmara, irá beneficiar estudantes que estão em dia com as prestações do financiamento ou com parcelas em atraso por, no máximo, 180 dias, além de profissionais que atuam diretamente na área da saúde.

“A proposta que a Câmara dos Deputados apresentou de R$ 5,5 bilhões do fundo garantidor significam mais ofertas de vagas no Fies. Portanto, esta é uma medida importante para os estudantes brasileiros”, disse Jerry.

Médicos e enfermeiros

O texto que irá à sanção revoga o parcelamento atual de débitos antigos. Médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde que atuam no enfrentamento da doença no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) também poderão contar com desconto nas prestações a partir do sexto mês de trabalho.

Atendimento virtual

Ainda na sessão desta quinta, deputados aprovaram o Projeto de Lei 1494/20, que permite o atendimento virtual por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais enquanto durar a pandemia. A chamada telemedicina já foi autorizada para médicos, psicólogos e nutricionistas desde o início da crise sanitária.

Para o deputado, é fundamental ocupar todos os espaços possíveis que a tecnologia permite no combate ao novo coronavírus.

“É um papel importante que têm fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, razão pela qual essa medida é muito oportuna, muito importante e ajuda bastante nesta guerra que o país trava contra a pandemia”, destacou Márcio Jerry.

Autor