Manifesto pela democracia e pela vida reúne esquerda, centro e direita
Apoiadores são personalidades da ciência, da política e das artes e defendem frente ampla de esquerda, centro e direita. Governador do Maranhão, Flávio Dino, e Manuela D’Ávila, lideranças do PCdoB, estão entre signatários.
Publicado 30/05/2020 12:27 | Editado 30/05/2020 17:47
Um manifesto divulgado na sexta-feira (29) em defesa da vida, da liberdade e da democracia contava com 6 mil assinaturas de personalidades da ciência, da política e das artes até 12h30 deste sábado (30), algumas horas após ser lançado.
Os apoiadores pertencem a toda a gama do espectro político e pedem o engajamento de lideranças partidárias e autoridades em defesa da população face à crise sanitária, política e econômica. O movimento defende uma frente ampla, a exemplo da formada quando do movimento Diretas Já.
“Somos a maioria de brasileiras e brasileiros que apoia a independência dos poderes da República e clamamos que lideranças partidárias, prefeitos, governadores, vereadores, deputados, senadores, procuradores e juízes assumam a responsabilidade de unir a pátria e resgatar nossa identidade como nação”, afirma o manifesto, assinado por nomes como Eliane Brum (jornalista); Marcos Palmeira (ator); Paulo Betti (ator);Manuela D’Ávila (jornalista e liderança do PCdoB); o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
O documento propõe que se deixe as diferenças políticas e projetos individuais de lado, lembrando que os que se colocam contra Jair Bolsonaro e seu projeto autoritário representam mais de um terço da população.
“Formamos uma frente ampla e diversa, suprapartidária, que valoriza a política”, afirma o manifesto, que pede “esquerda, centro e direita unidos para defender a lei, a ordem, a política, a ética, as famílias, o voto, a ciência, a verdade, o respeito e a valorização da diversidade, a liberdade de imprensa, a importância da arte, a preservação do meio ambiente e a responsabilidade na economia”.
Os signatários pontuam que têm “ideias e opiniões diferentes” mas “comungam dos mesmos princípios éticos e democráticos”. Se propõem, ainda, a “combater o ódio e a apatia” com “afeto, informação, união e esperança”.
Confira a íntegra do manifesto e registre a assinatura em apoio ao movimento.
Boa Tarde! Precisamos nos unir para defender a vida e a democracia. Ditadura nunca mais!
Tamujuntos!!!
Nos ajudem a parar de sentir medo além do vírus, medo da ditadura, da guerra, do racismo sem fim, nos ajudem!
Em tempos de incerteza a solidariedade, o amor, a união, a construção coletiva, e a luta devem permear nossos dias!
A formação de uma frente ampla é uma oportunidade de luta mais efetiva pela democracia, estou nessa campanha e mobilizarei o máximo que eu puder para participar das lutas.
A frente ampla é uma oportunidade de ter resultados mais efetivos pela democracia. Estou nessa campanha!
Contra o ódio a violência e a desinformação desse governo horrendo.
Eu apoio esta frente ampla de articulação. Vamos juntos.
Teremos que tomar uma providência urgente com esse atual governo que esta tentando desestabilizar todas as estituicoes brasileiroa.
Tô ansiosa pra ver no comando uma pessoa com os mesmos valores do meu querido ex presidente Lula. Se Lula apoiar eu apoio.
Muito boa a iniciativa.
Precisamos nos unir contra a inércia e eugenia desse desgoverno.
Contra o fascismo e nazismo.
Estamos juntos nesse movimento !
A hora é de União , Diálogo e muita Firmeza …
Solidariedade,hora de união das forças forças democráticas e progressistas,o momento é grave ,temos que nos unir
#somos70porcento
Bolsonaro não sabe governar o Brasil. Além de investigado ele e seus filhos por crimes de corrupção, enriquecerem ilícito e ligações e apologia a Milícias e ao Nazismo, seus Ministros são inimigos do povo brasileiro e do Brasil.
Num momento de Pandemia, desrespeitam a Ciência e as recomendações da OMS e da Fiocruz e expõe e inventam milhares de cidadãos seus seguidores a se contaminarem como Covid-19. Deve ser retirado do cargo o presidente e todos os seus Ministros e presos por seus crimes e crimes contra a Humanidade e à Democracia. Isso é URGENTE!!!! A cada dia MUITAS pessoas sofrem e MORREM por causa deste Desgoverno.
Num momento de Pandemia, desrespeitam a Ciência e as recomendações da OMS e da Fiocruz e expõe e inventam milhares de cidadãos seus seguidores a se contaminarem como Covid-19. Deve ser retirado do cargo o presidente e todos os seus Ministros e presos por seus crimes e crimes contra a Humanidade e à Democracia. Isso é URGENTE!!!! A cada dia MUITAS pessoas sofrem e MORREM por causa deste Desgoverno.
Num momento de Pandemia, desrespeitam a Ciência e as recomendações da OMS e da Fiocruz e expõem e inventam milhares de cidadãos seus seguidores a se contaminarem como Covid-19. Deve ser retirado do cargo o presidente e todos os seus Ministros e presos por seus crimes e crimes contra a Humanidade e à Democracia. Isso é URGENTE!!!! A cada dia MUITAS pessoas sofrem e MORREM por causa deste Desgoverno.
É de grande relevância a participação de todos os democratas, neste momento!
Unidos seremos fortes. Açao urgente.
fundamental
Pela Democracia #ForaBolsonaro
FHC e Luciano Hulk querem de fato a democracia? Seria democrático o que fizeram com a Dilma? Não acredito que seja essa a intenção dessas nefastas figuras.
#somos70% #foracoiso
O único jeito darmos um basta nos absurdo que estamos presenciando ,é nos unirmos ,vamos deixar o passado para trás , vamos ser inteligente e lutar pelo único objetivo , eu também achei injusto o que fizeram com a Dilma , mais hão podemos voltar ao passado ,mais podemos tomar um atitude agora no presente para que o nosso futuro seja outro. Pensem nisso por favor ,vamos esquecer as divergências politicas ,no momento só temos um inimigo..