Artistas do Cariri se articulam contra a crise
Movimento cultural cearense cria gabinete de crise e elabora carta de reivindicações direcionada para diversos governos municipais, órgãos privados, OAB e para o Governo do Estado.
Publicado 26/03/2020 11:43 | Editado 26/03/2020 11:47
Artistas de várias linguagens, produtores, coletivos, companhias e representante de conselhos de políticas culturais da região estão se articulando para tentar criar diálogos com as prefeituras municipais da região com o intuito de encontrar alternativas emergenciais para superar a crise econômica provocada pela pandemia do Coronavírus.
No Ceará, o movimento Gabinete da Crise da Cultura elaborou uma carta direcionada para diversos governos municipais, órgãos privados, OAB e para o Governo do Estado do Ceará, com uma série de reivindicações como: agilidade nos pagamentos de editais, realização de editais emergências, prorrogações de prazos para execução de trabalhos artísticos, anistia de cobranças de agua, luz, internet, dentre outras demandas.
O governo do Estado Ceará anunciou edital que deverá inicialmente beneficiar 400 artistas, no valor total de 1 milhão. O edital “Festival Cultura DendiCasa: Arte de Casa para o Mundo”, deverá está disponibilizado no site da Secretaria de Cultura do Estado, a partir do dia 27.
O mesmo documento encaminhado ao Governo do Estado foi entrega ao Prefeito e ao Secretaria de Cultura do Crato.
O grupo realizará reuniões virtuais para definir estratégias de organização e de diálogos com os gestores públicos e o setor privado.
Em Crato, Alexandre Lucas