Partidos e entidades defenderão o Congresso e a democracia
Partidos políticos, entidades e movimentos sociais se reunirão na Câmara dos Deputados, na próxima terça-feira (3), às 10h, tendo como pauta a defesa do Congresso Nacional e a democracia.
Publicado 26/02/2020 12:44 | Editado 26/02/2020 12:52
Segundo a presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, a reunião está sendo articulada com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e o objetivo é reunir representantes de partidos e entidades, independente do matiz político, que tenham como propósito defender o Congresso Nacional e a democracia, alvos de ataques desferidos por integrantes do governo federal e por segmentos de extrema-direita, que preparam uma manifestação no mês de março. A motivação imediata da reunião foi o fato do presidente Jair Bolsonaro ter divulgado através de sua lista de contatos no WhatsApp vídeos convocando a mobilização dos grupos direitistas.
Leia também: PCdoB defende ampla e imediata resposta ao golpismo de Bolsonaro
O gesto de Bolsonaro foi amplamente criticado por lideranças políticas, inclusive três ex-presidentes da República. Para o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, o presidente o ato do presidente pode abrir caminho para a instalação de um processo de impeachment no Congresso Nacional. Já o recado do STF declarou que Bolsonaro não está à altura do cargo que exerce e revela sua face sombria ao desrespeitar os poderes da República.
Nesta quarta-feira (26), o deputado Rodrigo Maia, que está em missão oficial no exterior, também condenou os ataques à democracia. Segundo Maia “só a democracia é capaz de absorver sem violência as diferenças da sociedade e unir a Nação pelo diálogo”, declarou via Twitter. E num claro recado à Bolsonaro e seus seguidores enfatizou: “Acima de tudo e de todos está o respeito às instituições democráticas”.
Um comentario para "Partidos e entidades defenderão o Congresso e a democracia"