PE: Luciana é empossada; PCdoB tem 2 secretarias no governo
A ex-prefeita de Olinda Luciana Santos, do PCdoB, é a nova Secretária de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco. Ela tomou posse nesta segunda-feira (27) numa cerimônia que levou ao Palácio das Princesas um expressivo número de políticos que compõem a base do Governo Eduardo Campos, numa demonstração de força do campo progressista no Estado.
Publicado 06/08/2009 15:28
As alterações na equipe de governo incluem a confirmação, na Secretaria de Esportes, do nome de George Braga, que vinha respondendo pela pasta como interino desde a saída do deputado estadual Nelson Pereira. Com isso, o PCdoB amplia o seu espaço no governo, passando a ocupar duas secretarias. Também tomaram posse o ex-prefeito do Recife João Paulo (PT), na Secretaria de Articulação Regional, e o ex-prefeitos do PSB, Odacy Amorim (Petrolina), Cleuza Pereira (Salgueiro) e Severino Ninho (Igarassu) , que assumem assessorias especiais.
O governador Eduardo Campos saudou os novos secretários destacando o perfil político e a identificação deles com as lutas do povo. “Somos herdeiros das mais belas páginas da luta popular do Brasil, vividas no chão de Pernambuco, Estado que emprestou a capacidade de seu povo à independência, à República, às lutas libertárias. Hoje, homens e mulheres do nosso Estado que ao longo da vida abraçaram esta causa estão aqui reunidos para reafirmar compromissos.”
O governador também ressaltou a unidade das forças que o apóiam e os avanços obtidos com o presidente Lula. “Aos companheiros que chegam, tenham certeza de que encontrarão uma equipe unida, colaborativa. Um governo que entende a necessidade de aproveitar este momento para recolocar Pernambuco no espaço que perdeu nos tempos que não foram bons para o Brasil", discursou.
Os comunistas no governo
Em seu discurso de posse, Luciana Santos afirmou que pretende dar continuidade às ações em curso na secretaria, mas que manteve contato com o Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, ex-secretário da prefeitura de Olinda, no intuito de definir o que será estratégico e de que forma poderá atuar em conjunto com o governo federal. Dando o tom político, ela falou que o governo Eduardo tem uma grande contribuição a dar na construção de um projeto nacional desenvolvimentista com o governo Lula. “O significado disso tudo, governador, é colaborar com o que há de mais importante: que o estado esteja a serviço daqueles que mais precisam, do processo de inclusão e de crescimento do país”, afirmou.
Já o Secretário de Esportes George Braga aproveitou para falar dos resultados do trabalho do PCdoB a frente da política de esporte no Estado. “Estamos colocando 21 mil crianças em atividades esportivas no contra-turno escolar, algo que não tem precedentes na história de Pernambuco. Com a presença do Ministro Orlando, também já vamos inaugurar uma obra de mais de um milhão e 200 mil reais no Centro Esportivo Santos Dummont”. Referindo-se aos governos de Lula e Eduardo, disse que “ambos tiveram a coragem de transformar a política de esporte, tão maltratada ao longo dos anos, em política de primeira grandeza, no sentido de usar essas políticas para incluir as crianças, incentivar nossos atletas, melhorar a nossa infra-estrutura esportiva.”
Do Recife,
Inamara Melo