Alunos da rede pública produzem desenhos para curta de animação
O projeto Enel Compartilha Animação, que está produzindo o curta-metragem de abertura do 28º Cine Ceará junto a alunos da rede pública, teve sua primeira etapa concluída na última semana de maio. Agora em junho, o Núcleo de Cinema de Animação (NUCA) e a Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará (UFC), dão início à etapa de finalização.
Publicado 14/06/2018 10:03 | Editado 04/03/2020 16:22
Os dez alunos participantes da oficina realizada em maio na Casa Amarela fizeram mais de 700 desenhos, como destaca o professor Telmo Carvalho: “Eles produziram muito no período de um mês: houve um grupo dos animadores, da limpeza do traço e o pessoal da pintura”. Nessa nova etapa, todo o trabalho produzido está sendo editado, inserindo música, sonoplastia e créditos. “A animação está ficando muito boa”, comenta. O curta-metragem terá a duração de até cinco minutos e será exibido na noite do dia 04 de agosto de 2018, no Cineteatro São Luiz. O tema do projeto esse ano é “Segurança com a rede elétrica”.
Com a iniciativa, o projeto buscar oferecer ferramentas para que surjam novos nomes no mercado cearense do cinema de animação. “Com o mercado crescente aqui em Fortaleza, no futuro com certeza vamos ver esses alunos trabalhando em produções profissionais”, pontua Telmo.
O Enel Compartilha Animação já beneficiou mais de 2 mil crianças de escolas públicas de Fortaleza e outras cidades do interior do estado. Há dez anos, o projeto integra a rede de ações de responsabilidade social desenvolvida pela Enel e é realizado pela Associação Cultural Cine Ceará e pelo Instituto Agua Boa Cultural, em parceria com a Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará (UFC). O Enel Compartilha Animação é viabilizado pelo Mecenato Estadual do Ceará e conta com apoio do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria de Cultura (Secult).
Cine Ceará
O 28º Cine Ceará acontecerá do dia 04 a 10 de agosto, com mostras, debates, entre outras ações. A seleção oficial de longas-metragens ibero-americanos e curtas-metragens brasileiros será anunciada na quarta-feira, dia 20, no site do festival:www.cineceara.com.