Relatório mostra queda da produção de petróleo da Opep em dezembro
Nesta quarta-feira (18), a Organização dos Países Exportadores de Petróleo sinalizou uma diminuição do excedente de oferta em 2017, com queda no volume produzido em dezembro após um pico em novembro. Esta é a primeira redução em sete meses.
Publicado 18/01/2017 17:02
Também há sinais positivos de que países produtores fora do grupo pretendem aderir ao acordo para reduzir a produção.
A Opep informou que foram produzidos 33,085 milhões de barris por dia em dezembro, baseado em dados de fontes secundárias. O volume representa uma queda de 221 mil barris por dia na comparação com novembro.
Em novembro do ano passado, o cartel chegou a um acordo para reduzir sua produção diária coletiva em 1,2 milhão de barris, com o objetivo de diminuir o excesso de oferta da commodity. Após o acordo, 12 produtores que não integram o bloco, liderados pela Rússia, também fizeram um acordo semelhante, com o intuito de reduzir sua produção em mais 558 mil barris por dia.
A Opep afirma que os "compromissos de ajuste na oferta fora do grupo são de certa forma desafiadores”, ressaltando que Rússia, Azerbaijão, México e Omã, que não fazem parte da organização, devem diminuir sua produção significativamente neste ano.