Justiça Eleitoral dá ganho de causa a Alice contra ACM Neto
Após as inúmeras decisões proferidas pelos juízes zonais em favor do candidato a reeleição em Salvador (BA), ACM Neto (DEM), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) reformou a quase totalidade das sentenças, comprovando regularidade das propagandas eleitorais veiculadas pela coligação "Sim pra Salvador" de Alice Portugal do PCdoB.
Publicado 28/09/2016 18:46
Das 13 ações julgadas pelo TRE até agora, Alice conseguiu reverter 11 e o atual prefeito obteve duas decisões favoráveis. O que permanece é a proibição de ser chamado de golpista nas interseções.
O candidato à reeleição prometeu judicializar tudo o que pudesse nessa campanha, alegando estar sendo atacado pela opositora e assim vem fazendo desde o começo, transformando a corrida eleitoral em uma batalha judicial. Entre os processos, pedidos de direito de resposta, suspensão de propagandas em rádio e TV.
No último domingo (25), o candidato do DEM ganhou mais uma, pedindo direito de resposta sobre a afirmação de que "não tem médicos nos postos de saúde". Porém, a ação foi derrubada imediatamente na segunda-feira (26) e ainda não foi julgada.
Na avaliação da coordenação da campanha da candidatura de Alice, a ação dos advogados foi fundamental para as vitórias e o TRE teve uma boa postura, reformando as decisões que castravam a liberdade de expressão.
A equipe do jurídico do PCdoB é formada pelos advogados Vandilson Costa, Aline Ferraz e Carlos Medrado.
Pesquisa
De acordo com a última pesquisa eleitoral divulgada no dia 22 de agosto, Alice Portugal está em segundo lugar na disputa pela prefeitura de Salvador, com 8% das intenções de voto, enquanto o atual prefeito, ACM Neto lidera com 68%. O pastor Isidório está em terceiro com 6%. O instituto Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 18 e 21 de agosto.