Explosão em parque no Paquistão deixa pelo menos 65 mortos

Polícia diz se tratar de ataque suicida. Mulheres e crianças são maioria entre os mortos. Facção do Talibã Jamaat-ul-Ahrar assumiu autoria pelo ataque. Atentado deixou 65 mortos e dezenas de feridos na cidade de Lahore.

Mulher segura criança que ficou ferida em atentado em parque de Lahore

Uma explosão em um parque na cidade de Lahore, no leste do Paquistão, deixou pelo menos 65 pessoas mortas e 300 feridas neste domingo (27). Segundo a polícia, trata-se de um ataque suicida.

"Um suicida explodiu as bombas que carregava no parque de Gulshan-e-Iqbal por volta das 19 horas (11 horas em Brasília)", informou o porta-voz da polícia na região, Mohammed Salim.

O parque estava cheio de famílias que aproveitavam o domingo, e entre os mortos, a maioria são mulheres e crianças, afirmou Jam Sajjad Hussain, porta-voz dos serviços de emergência da cidade.

"Os cristãos foram o alvo", disse um porta-voz da facção, Ehsanullah Ehsan. "Nós quisemos mandar essa mensagem para o primeiro-ministro Nawaz Sharif, de que nós entramos em Lahore. Ele pode fazer o que quiser, mas não será capaz de nos parar. Nossos homens-bomba vão continuar com esses ataques"

Segundo um chefe da polícia local, a explosão aconteceu perto da área para crianças no parque urbano.

A cidade de Lahore fica na província de Punjab, a maior e mais rica do país, além de ser a base política do primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif.

Em 2014, o governo paquistanês lançou uma ofensiva contra militantes do Talibã e seus aliados no noroeste do país, na fronteira com o Afeganistão. Desde então, uma série de ataques suicidas reivindicados pelos extremistas deixaram centenas de mortos no Paquistão.