Educação no trânsito: Evaldo Lima propõe homenagem a ciclista Xuxa
O vereador Evaldo Lima (PCdoB) apresentou na última terça-feira (16/02), na Câmara Municipal de Fortaleza, Projeto de Lei que busca denominar de Vicente Veloso Neto, o "Xuxa", a Escola Municipal de Mobilidade Urbana de Fortaleza. A proposta tem como motivação a homenagem ao ciclista de 67 anos atropelado por um ônibus no último dia 8. Xuxa era figura conhecida nos passeios ciclísticos da cidade e extremo defensor dos direitos daqueles que adotam a bicicleta como modal de transporte.
Publicado 16/02/2016 23:36 | Editado 04/03/2020 16:24
Segundo o parlamentar, o registro também traz aos cidadãos fortalezenses a necessária lembrança de que a capital precisa evoluir nas suas relações de trânsito. Líder do governo no Legislativo, Evaldo lembrou os avanços conquistados pela atual gestão em estrutura cicloviária e direitos para os ciclistas. Contudo, reforçou a importância de mais ações de conscientização por mais respeito e paz nas vias públicas de Fortaleza.
"Nós temos reforçado a necessidade de mais educação no trânsito. Mais civilidade e convivência respeitosa entre motoristas, ciclistas e diversos atores do trânsito de Fortaleza. Nós já tivemos muitos avanços na estrutura cicloviária da cidade. A gente faz o registro especialmente do Plano Diretor Cicloviário Integrado, precedido de um amplo debate, e do próprio Sistema de Bicicletas Compartilhadas. Hoje Fortaleza é a cidade do Brasil com maior utilização do serviço. Todavia, ainda estamos sujeitos a tragédias urbanas como aquela que cometeu o ciclista Vicente Neto, o Xuxa. Para prestar uma homenagem e para que consigamos realmente avançar em políticas de educação no trânsito", afirmou o vereador em pronunciamento no Plenário da Câmara.
Xuxa dedicou quase 50 anos de sua vida ao pedalo. Frequentava e apoiava diversos grupos de ciclistas da cidade, como o Segunda da Bike, o Quinta da Bike, os Amigos da Bike, o Educa Bike, o Papa, além do seu Calangos da Bike. O mandato de Evaldo Lima reconhece a relevância da atuação de Vicente Veloso Neto na mobilização dos coletivos de bicicleta, além de sua imensa contribuição pela cultura do ciclismo em Fortaleza. Que esta homenagem também sirva de exemplo para alcançarmos o sonho de uma cidade mais gentil e sustentável pelo ato de bicicletar.