Evaldo Lima propõe aplicativo para celular que auxilie ciclistas

Neste fim de setembro, iniciou tramitação na Câmara Municipal de Fortaleza nova proposta do vereador Evaldo Lima (PCdoB) por uma cidade mais ciclável. Trata-se do Projeto de Indicação que dispõe sobre a implantação de aplicativo para celular com informações úteis para ciclistas da capital, denominado "Minha Bike Fortaleza".

A plataforma digital deverá disponibilizar para o usuário serviços de localização, orientação de percursos, sugestões de rotas mais eficientes, informações sobre infraestrutura ciclística, além de alertas para segurança e melhor mobilidade no pedalar pelos caminhos do município.

Segundo a justificativa do documento assinado pelo parlamentar, o aplicativo funcionará também como um canal de comunicação direta entre a Prefeitura e o cidadão ciclista, suas sugestões e críticas, com o escopo de tornar Fortaleza cada vez mais uma "cidade amiga do ciclista".

Evaldo Lima destaca que a intenção de seu mandato é colaborar para que Fortaleza se transforme na cidade mais ciclável do Brasil. "Fizemos um grande debate sobre a importância do ciclismo para a cidade. Pedalar é um ato de resistência física, mas de resistência da cidade também. È uma alternativa de mobilidade sustentável", reforça.

Líder do governo na Casa Legislativa, o vereador tem se destacado pela elaboração de projetos e articulação fundamentais para o avanço das mudanças realizadas em Fortaleza para benefício dos ciclistas. Além de relator do Plano Diretor Cicloviário Integrado, que prevê implantação de 523 km de ciclofaixas, ciclorrotas e ciclovias dentro do prazo de 15 anos, é autor de propostas como: instalação de wi-fi em estações de bicicletas compartilhadas, autorização de implantação do Bicicletar em Fortaleza, criação do Selo Empresa Amiga do Ciclista, instalação de sensores em ciclofaixas para maior proteção do ciclista e implantação da "Ciclofaixa de Juventude", para interligar todas as unidades Cuca por meio de uma faixa exclusiva para bicicletas na Avenida Perimetral.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)