Mujica: Temos que lutar por mais democracia, não sepultá-la
Com muita empatia o ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, foi aclamado por alunos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) que lotaram o anfiteatro para ouvi-lo. Ele discorreu sobre solidariedade, generosidade e democracia. “A democracia não é perfeita porque não somos perfeitos, mas temos que lutar para ampliá-la, não sepultá-la”, disse Mujica, sendo ovacionado pelos estudantes que gritavam “Não vai ter golpe!”.
Publicado 30/08/2015 18:22
Aos estudantes, Pepe Mujica falou sobre a importância da luta por liberdade e da defesa das causas sociais. “Liberdade não se vende, liberdade se ganha e se ganha fazendo algo para os demais e isso se chama solidariedade. Sem solidariedade não há civilização”.
Mujica disse ver com grande preocupação a grave desigualdade ainda existente em nossa região. “Que pague mais quem tem mais. Essa é uma política eficaz na América Latina e no mundo. Países que se solidarizam estão melhores. Isso tem um peso positivo enorme”, disse.
O ex-presidente respondeu às perguntas dos estudantes sobre crise de representatividade política, sobre movimento golpista na América Latina, redução da maioridade penal e descriminalização das drogas.
Assista a íntegra da sua fala na UERJ no vídeo abaixo: