Presidente iraniano aceita convite para visitar a França

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, aceitou um convite de seu homólogo Francois Hollande para visitar a França e destacou a vontade de fortalecer as relações bilaterais ao receber o chanceler francês, Laurent Fabius.

Hassan Rouhani onu - Reprodução

Rouhani conversou com Fabius depois deste ter se reunido com seu homólogo iraniano, Mohammad Javad Zarif, e se mostrou otimista de que o recente acordo nuclear assinado por esta nação e seis potências mundiais "conduza a uma melhor cooperação entre o Irã e a Europa".

Irã e França gozam de uma velha cooperação, destacou o chefe de Estado pouco depois do ministro visitante lhe ter entregue um convite de Hollande para que viaje a Paris, previsivelmente em novembro, quando acontecerá uma cúpula mundial da ONU sobre Mudança Climática.

Fabius, por sua vez, assegurou que Hollande tem um sentimento amistoso para com o Irã, apontaram meios noticiosos locais ao destacar que o último presidente iraniano que visitou a França o fez em 1999, quando Jacques Chirac era o inquilino do palácio do Eliseu.

O ministro de Relações Exteriores da França dialogou com Zarif, ocasião em que ambos expressaram determinação em consolidar e expandir os vínculos bilaterais, no novo cenário depois do acordo nuclear assinado em 14 de julho, em Viena.

Zarif disse confiar que os laços franco-iranianos possam registrar um desenvolvimento significativo no futuro próximo e elogiou a disposição de Fabius em propiciar a aproximação e a troca comercial entre ambos os Estados.

Nas declarações a jornalistas, o ministro francês elogiou também o papel efetivo do chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, Alí-Akbar Salehi, durante as conversas para atingir o Plano de Ação Conjunta Global (PACG).

O ministro persa destacou o clima apropriado de discussões com seu homólogo francês destinado a fomentar a cooperação entre Teerã e Paris para enfrentar a luta contra o terrorismo e o extremismo nesta região.

"Irã e França desfrutam de uma antiga cooperação", afirmou também Zarif ao se declarar otimista de ampliá-la e assinalar que a implementação do PACG abrirá caminho para reforçar as relações com o país europeu em matéria de energia, transporte e a indústria de fabricação de automóveis.

Acrescentou que uma delegação econômica e comercial francesa visitará Teerã em setembro a fim de preparar o terreno para uma maior cooperação bilateral no futuro e apontou que ambas as partes se propõem igualmente a expandir as negociações no âmbito político.