Governo brasileiro elogia acordo sobre programa nuclear iraniano

O governo brasileiro manifestou satisfação com o anúncio de que o grupo de países conhecido como P5+1 (Alemanha, China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia) e o Irã concluiu nesta terça-feira (14), em Viena, um acordo abrangente e de longo prazo sobre o programa nuclear iraniano, informou o Ministério das Relações Exteriores.

Itamaraty - Itamaraty / Divulgação

Em nota, o Itamaraty informou que o governo brasileiro "saúda as partes pela vontade política, persistência e determinação demonstradas ao longo de processo negociador complexo e de elevada sensibilidade". A nota acrescenta que essas qualidades "serão cruciais também para a plena e oportuna execução do acordo”.

De acordo com o ministério, o Brasil sempre apoiou os esforços diplomáticos que assegurassem “a natureza exclusivamente pacífica do programa nuclear iraniano e a normalização das relações do Irã com a comunidade internacional”.

Segundo o Itamaraty, o governo brasileiro espera que o acordo contribua para o início de uma nova fase nas relações entre o Irã e os países do P5+1 e para redução de conflitos e tensões no cenário internacional. 

"O Governo brasileiro faz votos de que o êxito alcançado em Viena contribua significativamente para o início de uma nova e produtiva fase nas relações entre o Irã e as demais partes do acordo, bem como para a redução de conflitos e tensões, em benefício de toda a comunidade internacional. Como sempre, o Brasil está pronto e disposto a colaborar nesse sentido", finaliza a nota