Posse da diretoria da UNE acontece no próximo dia 14 de julho
A União Nacional dos Estudantes convoca a posse da sua nova diretoria para dia 14 de julho às 15 horas na Câmara dos Deputados, em Brasília. É nesta ocasião que 85 diretores de universidades de todas as regiões do país assumem suas pastas na entidade que representa 7 milhões de estudantes brasileiros.
Publicado 10/07/2015 09:26
A nova diretoria da UNE tem à frente a estudante de economia da PUC-SP, Carina Vitral, eleita durante o 54º Congresso da UNE, com a participação de 4.071 delegados, representando mais de 98% das universidades do país.
O Congresso da UNE foi realizado entre os dias 3 e 7 de junho e reuniu mais de 10 mil estudantes em Goiânia (GO). Foram realizados mais de 50 debates na UFG, na PUC-GO e na Praça Universitária, atos públicos, atividades culturais e uma passeata pelas ruas da capital goiana contra os cortes na educação.
A nova presidenta foi eleita pela chapa “O movimento estudantil unificado contra o retrocesso em defesa da democracia e por mais direitos”, que obteve 2.367 dos votos de um total de 4.071, o que representa 58,14%.
Carina sucede a pernambucana Virgínia Barros na condução da entidade. Essa é a primeira vez que a UNE tem duas presidentas consecutivas, mostrando a atual força e a participação cada vez maior do movimento de mulheres dentro da entidade e nas universidades.
Além disso, é a primeira vez que os cargos da presidência e também da vice-presidência serão ocupados por mulheres. Ao lado de Carina está a estudante de Engenharia Civil da UFMG, Moara Correa Saboia, 25 anos.
“A história é o que nos UNE em defesa do Brasil e da democracia”
Prestes a completar 80 anos a entidade se volta para sua trajetória de luta com os estudantes brasileiros, nos momentos mais importantes do desenvolvimento do Brasil. Com o tema “A história é o que nos une em defesa do Brasil e da democracia”, a UNE vai debater ainda temas como a reforma política, a redução da maioridade penal, a defesa da democracia e da Petrobras com a garantia do financiamento dos 10% do PIB para a educação.
Para os que não puderem comparecer ao evento, a TV UNE transmitirá ao vivo toda a programação através do endereço site oficial. www.tvune.org.br